fbpx

Fonte: Softex

Em 30 de setembro de 2016, foi concluída a avaliação dos processos de software na empresa CTIS Tecnologia S/A, na sua unidade organizacional em Brasília-DF, seguindo o método de avaliação MA-MPS. A conclusão da avaliação é de que a empresa atende aos critérios do Nível C – Definido.

Eficiência empresarial. “É importante para a CTIS contar com um modelo 100% brasileiro, promovido e mantido pela Softex e empresas parceiras, que impulsiona a melhoria da capacidade de desenvolvimento de software. Fui feliz ao escolher a Implementum e a ASR para conduzir conosco este projeto de certificação, que do primeiro ao último dia demonstraram excelência na prestação dos serviços de consultoria e avaliações. A conquista do Nível C do MPS-SW demonstra a competência da Fábrica de Software da CTIS na prestação dos seus serviços. Como patrocinador e gerente de qualidade, ressalto que manteremos o compromisso com a qualidade e com as inovações que promovam a eficiência empresarial e a satisfação dos clientes.”, declarou o patrocinador da avaliação Erick Saraiva da Silva – Gerente de TI.

A equipe desta avaliação foi formada por Ana Regina Rocha, avaliador líder, e Tayana Conte da Instituição Avaliadora (IA) Implementum Consultoria em Tecnologia da Informação Ltda. Avaliação MPS-SW (Software) – Nível C na CTIS.

“A CTIS obteve o nível C recentemente. Foi uma experiência enriquecedora. Todo o processo que culmina na Avaliação Final acaba proporcionando maior união entre os colaboradores, gestores e áreas distintas. Apesar da tensão (inerente a quase todo tipo de avaliação), há um tremendo ganho de conhecimento e experiência profissional. Atuei como Representante da Empresa e Coordenadora e posso dizer que hoje conheço muito mais a grande empresa em que trabalho.”, completou Alessandra Moura.

“A CTIS mostrou nesta avaliação a excelência do trabalho da Fábrica de Software em diferentes localidades do país. Mostrou, também, um ambiente de trabalho excepcional que tornou ameno o trabalho de avaliação. Está, certamente, chamada aos níveis mais altos de maturidade”, concluiu o avaliador líder Ana Regina Rocha.

O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, que visa a Melhoria de Processos, em todas as regiões do país, em um intervalo de tempo justo, a um custo acessível. O MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE. Informações atualizadas sobre o Programa MPS.BR e o Modelo MPS, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal Softex.

O Programa MPS.BR tem 2 metas. A primeira meta é técnica, visando à criação e ao aprimoramento do Modelo MPS – composto dos Modelos de Referência MR-MPS-SW (MPS de Software), MR-MPS-SV (MPS de Serviços), MR-MPS-RH (MPS de Gestão de Pessoas) e do Método de Avaliação MPS (MA-MPS). O MR-MPS-SW e o MA-MPS seguem modelos e normas internacionais: são baseados nas normas internacionais ISO/IEC 12207 e na série ISO/IEC 33000, são compatíveis com o modelo CMMI-DEV, são baseados nas melhores práticas da engenharia de software e são adequados à realidade das empresas brasileiras e de países afins. O MR-MPS-SV tem como referências as normas internacionais ISO/IEC 20000 e a série ISO/IEC 33000, e o modelo CMMI-SVC®. O MR-MPS-RH tem como referências as normas internacionais NBR ISO 9001:2008, a série ISO/IEC 33000, o modelo P-CMM® (People Capability Maturity Model), a norma mexicana NMX-I-059/2- NYCE-2011, além de modelos de excelência como o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade. A segunda meta é de disseminação do Modelo MPS no mercado, com a implementação do MR-MPS e avaliação MA-MPS tanto em micro, pequenas e médias empresas (MPME) como em grandes empresas públicas e privadas


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Podemos te ajudar?