Fonte: https://olhardigital.com.br/

A Redmonk lançou uma atualização do seu ranking de linguagens de programação mais populares. Durante o mês de junho, foi possível notar como o JavaScript e o Java permanecem com folga entre as linguagens mais populares do mundo. Também é curioso notar como a Swift, criada há poucos anos pela Apple para desenvolvimento de apps para iOS e MacOS, rapidamente cravou seu lugar no top 20.

O ranking leva em consideração duas das principais comunidades de desenvolvedores de software na internet: o Stack Overflow, muito usado para tirar dúvidas sobre programação, e o GitHub, um repositório de projetos. Por serem bastante populares, estas ferramentas fornecem uma base de comparação e análise, embora esteja longe de ser perfeita.

Veja o top 20 (que na verdade é um top 22 devido aos empates na vigésima colocação) completo logo abaixo, com uma ressalva para o fato de que CSS não é uma linguagem de programação no sentido mais comum da expressão.

1º JavaScript
2º Java
3º Python
4º PHP
5º C#
6º C++
7º CSS
8º Ruby
9º C
10º Objective-C
11º Swift
12º Shell
12º Scala
14º R
15º Go
15º Perl
17º TypeScript
18º PowerShell
19º Haskell
20º CoffeeScript
20º Lua
20º Matlab

Se o ranking numérico não for do seu agrado, a Redmonk também apresenta um gráfico que posiciona melhor as linguagens em termos de popularidade. O gráfico também é mais completo, permitindo observar outras linguagens que não aparecem no top-20.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>