fbpx

Roberto Gallo, CEO e cientista-chefe da Kryptus. Foto: Divulgação.

Fonte: https://www.baguete.com.br/

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) acaba de criar o Comitê de Segurança e Risco Cibernéticos. O objetivo é estudar os riscos e medidas que podem ser tomadas para mitigá-los, conscientizando empresas, governo e população sobre a importância das medidas de prevenção.

“Qualquer plano nacional de Segurança da Informação passa, obrigatoriamente, pela conscientização e educação da população, das empresas e dos governos. A segurança nacional depende de cidadãos conscientes. A segurança coletiva passa pela segurança individual”, afirma Francisco Camargo, presidente da ABES.

O novo comitê é liderado por Roberto Gallo, CEO e cientista-chefe da Kryptus, empresa especializada em segurança cibernética, monitoramento, certificação digital e criptografia.

“Nosso escopo de trabalho consiste em conscientizar, auxiliar e influenciar positivamente nas políticas públicas, e discutir o que as tecnologias de segurança podem também gerar de oportunidades, dinamizando o ambiente de negócios”, comenta Roberto Gallo.

O grupo irá trabalhar com três vertentes: Mitigação de riscos e conscientização (incentivar a definição dos dados a serem protegidos de uma empresa); Compliance & regulamentação (incentivar a adequação das empresas às leis, aos melhores padrões e práticas e às regulamentações nacionais e internacionais); Identificação de novas oportunidades de mercado (incentivar a identificação de negócios a partir das inovações tecnológicas).

O intuito do comitê também é de promover o esclarecimento não só às empresas e governo, mas também à população.

“Segurança de dados se tornou algo importantíssimo no Brasil e no mundo. É necessário investir contra os ataques, mas antes de tudo precisamos nos guiar por normas obrigatórias, fazer atualizações regulares dos sistemas operacionais e estarmos em conformidade com as normas nacionais”, afirma Gallo.

A ABES também atua com comitês específicos de Propriedade Intelectual, Regulatório, de SaaS, de IoT, de Risco e Segurança Cibernéticos e GT de Tributação .

Com cerca de 2 mil empresas associadas ou conveniadas, a ABES reune companhias responsáveis pela geração de mais de 200 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 24 bilhões por ano.

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Podemos te ajudar?