Foto: Shutterstock

Fonte: ComputerWorld

Conheça algumas maneiras para manter seus clientes envolvidos no processo de serviço desde o início

Por Morris Menasche*

O comportamento do cliente está em constante mudança. Cada vez mais exigentes, os clientes enxergam suas interações com uma empresa como um relacionamento contínuo, no qual eles detêm o poder. Para cair nas graças do consumidor, é preciso oferecer velocidade e conveniência em todos os dispositivos e canais sem sacrificar a qualidade do serviço oferecido.

Mapear a jornada do cliente é uma tendência que vem crescendo entre as empresas. Isso porque ao obter um melhor entendimento das necessidades, dores e desejos dos clientes, aumentam as oportunidades de crescimento. De acordo com o Gartner, até 2018, 60% das grandes empresas terão capacidade de mapear a jornada do cliente internamente.

Para fortalecer a relação com o cliente e mantê-lo fiel à sua marca, é essencial incluí-lo em todas as etapas desta jornada. Aqui estão cinco maneiras de manter seus clientes envolvidos no processo de serviço desde o início.

1. Ofereça uma experiência consistente

Para ganhar confiança e construir credibilidade, você deve ser consistente. Pesquisas revelam que os clientes anseiam por experiências consistentemente boas. De fato, de acordo com um recente estudo da Capgemini, oito em cada dez consumidores estão dispostos a pagar mais por aqueles que podem garanti-los.

Mas, como implementar uma experiência consistente e multicanal para o cliente, contemplando desde atendimento online até compromissos pessoais?

Para criar consistência e demonstrar seu compromisso com a satisfação do cliente, comece definindo uma declaração de missão de experiência do cliente que alinhe as metas de negócios com a satisfação do cliente. À medida que você concilia mais canais, sua declaração de missão reforçará a identidade de sua marca. Desta forma, mesmo que seu texto mude para se adequar ao seu meio, a mensagem subjacente permanece a mesma.

2. Faça reserva indolor

Não faça os clientes esperarem no telefone por 10 minutos para agendar um compromisso de 30 minutos com um técnico. Em um mundo centrado no consumidor, é menos provável que os clientes fiquem em espera e aumenta a probabilidade de que migrem para uma empresa melhor equipada para lidar com eles. Seja agendando ou reagendando, ofereça opções aos clientes e encontre-os em seu canal preferido, seja ele móvel ou pela web.

De sua parte, reduza as janelas e horários de agendamento, implantando software de agendamento de serviços para automatizar e otimizar a gestão dos processos. Esse tipo de tecnologia aprimora o serviço através de recursos úteis como reserva de agendamento baseado na localização, disponibilidade e outros conjuntos de habilidades.

3. Fique no radar

Com tantas coisas competindo por atenção na agitada sociedade atual, é comum para o cliente esquecer um compromisso de serviço. Uma maneira fácil de reduzir sua taxa de não comparecimento é enviar aos clientes a confirmação do serviço em seu canal de comunicação preferido. E como ninguém gosta de esperar por um técnico, fornecer a ordem de serviço juntamente com o rastreamento de sua localização em tempo real, no dia do compromisso, ajuda o cliente a se organizar.

4. Conecte-se com o prestador de serviço

Mantenha seu cliente envolvido durante toda a chamada de serviço, fornecendo-lhe as informações necessárias para se comunicar de forma eficaz com o prestador de serviço em campo – o nome e a foto do profissional ajudam bastante a deixar o cliente mais à vontade quando encontra seu técnico pela primeira vez. À medida que a visita avança, forneça aos clientes um status de trabalho atualizado e até mesmo uma linha direta de comunicação com sua equipe.

5. Pesquise seus clientes

Após os atendimentos, envie pesquisas automatizadas para incentivar o feedback de seus clientes – boas ou ruins. Você pode aprender com seus clientes, mesmo quando as coisas dão muito errado. No entanto, certifique-se de ter um processo em vigor para responder a todos os tipos de feedbacks para que os clientes insatisfeitos também se sintam ouvidos.

Aventurando-se em direção ao futuro da experiência do cliente

Use cada interação com seus clientes como uma chance de diferenciar sua empresa de seus concorrentes. Excelentes experiências de cliente começam e terminam com conveniência e comunicação, mas muitas empresas ainda confiam em estratégias de serviço desatualizadas.

*Morris Menasche é Vice Presidente de Vendas da ClickSoftware para América Latina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>