Foto: Shutterstock

Fonte: ComputerWorld

Em artigo, especialista destaca as funcionalidades de segurança mais eficientes da Inteligência Artificial

Por Cristiano Felicíssimo*

A transformação digital já se instalou na rotina profissional e pessoal das empresas e essa realidade é irreversível. Um dos pilares dessa nova Era é a Inteligência Artificial (AI), que tem auxiliado muito empresas ao redor no mundo na formatação de produtos e serviços úteis para a população, incluindo os relacionados à segurança de pessoas e patrimônios.

Cada vez mais, empresas, instituições e órgãos do governo têm sentido a necessidade de proteger áreas e cidadãos, com soluções eficientes, ágeis e precisas. Em geral, a demanda dessas organizações é pelo auxílio no monitoramento de vias públicas, áreas particulares comuns e ambientes privativos. A ideia é que, com base nas informações geradas pelas soluções, seja possível a tomada de atitudes preventivas ou de ação com mais eficiência.

Considerando o uso de Inteligência Artificial, entre as funcionalidades de segurança mais eficientes estão:

  1. Reconhecimento além do facial – Por meio de um mecanismo de busca avançada, a Inteligência Artificial permite que a análise de vídeos de monitoramento seja baseada no autoaprendizado da máquina. Na prática funciona da seguinte forma: caso não seja possível escanear a face de alguém, em segundos, o software identifica a pessoa pelas características físicas ou comportamentais armazenadas em um arquivo.
  2. Detecção de movimento – Neste caso, a Inteligência Artificial identifica as atividades habituais realizadas em uma determinada área, como uma loja de departamento, por exemplo, e acompanha os processos diários. Caso detecte algum movimento incomum, dispara um aviso. Aqui, a ideia não é distinguir as ações certas das erradas, mas sim sinalizar o que está diferente.
  3. Segurança integrada de videomonitoramento – Com exclusiva tecnologia High Definition Stream Management, esse monitoramento é realizado por meio de um conjunto de câmeras, permitindo que seja transmitido apenas o conteúdo necessário da imagem, enquanto garante-se um gerenciamento inteligente de armazenamento de imagens com baixo consumo de discos rígidos e banda de comunicação de dados.

A transformação digital está revolucionando também a segurança dos ambientes. E isso é ótimo! Enquanto alguns ainda acham que a tecnologia evolui para complicar nossa vida, há soluções que nos provam sua eficiência quando o assunto é nos proteger.

Cristiano Felicíssimo é gerente de pré-vendas da Seal Telecom*

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>