Gerência de Projetos


    O que é?

    Definições PMBOK [PMI, 2008]

    Projeto: um empreendimento realizado para criar um produto, serviço ou resultado específico. O projeto se caracteriza por temporalidade e resultado, serviço ou produto único e elaboração progressiva.

    O gerenciamento de projeto é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. Gerenciar projeto envolve identificar as necessidades, estabelecer objetivos claros e viáveis e balancear as demandas conflitantes em termos de qualidade, escopo, tempo e custo. Um processo de gerenciamento de projeto identifica, estabelece, coordena e produz um produto, de acordo com seus requisitos.

    Definições CMMI (CMMI-DEV)

    Project: A managed set of interrelated activities and resources, including people, that delivers one or more products or services to a customer or end user. A project has an intended beginning (i.e., project startup) and end. Projects typically operate according to a plan. Such a plan is frequently documented and specifies what is to be delivered or implemented, the resources and funds to be used, the work to be done, and a schedule for doing the work. A project can be composed of projects. 

     

    Definições MPS.BR (MPS-SW)

    O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. 

     


    Gerência de Projetos com a ASR

    A ASR conta com profissionais especializados em consultoria, treinamento, assessoria em gerência de projetos.

    Consultoria

    • Diagnóstico de processos atuais
    • Mapeamento de processos
    • Implementação de melhorias e boas práticas de Gerência de Projetos
    • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI-DEV,  MPS-SW
    • Seleção, configuração e adequação de ferramentas para gerência de projetos

    Assessoria

    • Auditorias de Processos
    • Auditorias de Configuração
    • Coleta e análise de indicadores
    • Documentação de processos

    Treinamento

    • Treinamentos abertos
    • Treinamentos in-company (customizados às necessidades de sua empresa)

    Documentação

    • Portais corporativos e de processos
    • Politicas e diretrizes
    • Fluxos de processos e atividades
    • Procedimentos
    • Roteiros, guias e manuais
    • Modelos de documentos, check lists