Qualidade de Processos


    O que é?

    Processo: um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) [ABNT, 2001].
    Processo definido: Um processo que é gerenciado (planejado, monitorado e ajustado) e adaptado de um conjunto de processos-padrão de acordo com os guias de adaptação da organização [ISO/IEC, 2015a].

    Avaliar / auditar objetivamente: Rever atividades e produtos de trabalho por um grupo que não esteve envolvido diretamente na execução dessas atividades e na elaboração desses produtos de trabalho com base em critérios que minimizem a subjetividade e o viés do revisor. Um exemplo de avaliação objetiva é uma auditoria de requisitos, padrões ou procedimentos por um grupo de garantia da qualidade independente [SEI, 2010a].

    Definições MPS-BR

    O propósito do processo Garantia da Qualidade é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estão em conformidade com os planos e recursos predefinidos.

    Definições ISO 9001

    Os processos devem ser medidos, em relação a sua capacidade em alcançar os resultados e objetivos planejados.
    Processos validados devem ter suas condições determinadas e controladas, obtendo um monitoramento, e o tipo de monitoramento a ser aplicado depende do impacto do processo no atendimento aos requisitos do produto na eficácia do SGQ.


    Qualidade de Processos com a ASR

    A ASR conta com profissionais especializados em consultoria, treinamento, assessoria em Qualidade de Processsos.

    Consultoria

    • Diagnóstico de processos atuais
    • Consultoria para implementação de melhorias e boas práticas de ITIL e COBIT
    • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI-SVCMPS-SV
    • Seleção, configuração e adequação de ferramentas

    Assessoria

    • Auditorias de Processos
    • Auditorias de Configuração
    • Coleta e análise de indicadores
    • Documentação de processos 

    Treinamento

    • Treinamentos abertos
    • Treinamentos in-company (customizados às necessidades de sua empresa) 

    Documentação

    • Portais corporativos e de processos
    • Politicas e diretrizes
    • Fluxos de processos e atividades
    • Procedimentos
    • Roteiros, guias e manuais
    • Modelos de documentos, check lists