Qualidade de Processos

Definições
Processo: um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) [ABNT, 2001].
Processo definido: Um processo que é gerenciado (planejado, monitorado e ajustado) e adaptado de um conjunto de processos-padrão de acordo com os guias de adaptação da organização [ISO/IEC, 2015a].
Avaliar / auditar objetivamente: Rever atividades e produtos de trabalho por um grupo que não esteve envolvido diretamente na execução dessas atividades e na elaboração desses produtos de trabalho com base em critérios que minimizem a subjetividade e o viés do revisor. Um exemplo de avaliação objetiva é uma auditoria de requisitos, padrões ou procedimentos por um grupo de garantia da qualidade independente [SEI, 2010a].

Definições MPS-BR
O propósito do processo Garantia da Qualidade é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estão em conformidade com os planos e recursos predefinidos.
Definições ISO 9001
Os processos devem ser medidos, em relação a sua capacidade em alcançar os resultados e objetivos planejados.
Processos validados devem ter suas condições determinadas e controladas, obtendo um monitoramento, e o tipo de monitoramento a ser aplicado depende do impacto do processo no atendimento aos requisitos do produto na eficácia do SGQ.

 Referências:


Qualidade de Processos com a ASR

A ASR conta com profissionais especializados em consultoria, treinamento, assessoria em Qualidade de Processsos.

Consultoria

  • Diagnóstico de processos atuais
  • Consultoria para implementação de melhorias e boas práticas de ITIL e COBIT
  • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI-SVCMPS-SV
  • Seleção, configuração e adequação de ferramentas

Assessoria

  • Auditorias de Processos
  • Auditorias de Configuração
  • Coleta e análise de indicadores
  • Documentação de processos

   

Treinamento

  • Treinamentos abertos
  • Treinamentos in-company (customizados às necessidades de sua empresa)

Documentação

  • Portais corporativos e de processos
  • Politicas e diretrizes
  • Fluxos de processos e atividades
  • Procedimentos
  • Roteiros, guias e manuais
  • Modelos de documentos, check lists