COMO FAZER A GESTÃO DE RISCOS
1 – Acessar GRSK
2 – Clicar no botão ” +Novo”
* adicionar um novo item para cada risco associado a um ativo
3 – Escolher categoria – Ativo
4 – Opção Reavaliar risco: caso o risco necessite de reavaliação periódica colocar a opção como “sim”
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- Quando a ação de mitigação relacionada for concluída na data prevista, aparecerá na tabela de risco uma etiqueta “reavaliar”.
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5 – Fonte do risco:
5.1 – Incluir/remover o ativo
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- Para incluir – escolha todos os ativos que serão usados e clique no botão azul “gravar”
- Para remover – selecione todos os ativos que serão removidos e clique no botão azul “gravar”
- Para adicionar um novo ativo:
- clique em “Incluir/Remover”
- clique no botão “+ (Adicionar novo item)”
- cadastre o ativo a ser incluído e clique em “gravar”
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6 – Identificação do risco:
6.1 – Incluir/remover o risco
* somente é possível relacionar 1 (um) item
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- Para incluir – escolha o risco que será usado e clique no botão “gravar”
- Para remover – selecione o risco que será removido e clique no botão “gravar”
- Para adicionar novo risco:
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- clique em “Incluir/Remover”
- clique no botão “+ (Adicionar novo item)”
- cadastre o ativo a ser incluído e clique em “gravar”
6.2 – Avaliação do Impacto
6.2.1 – Selecionar a probabilidade (baixa, média e alta)
6.2.2 – Selecionar o impacto (baixo, médio e alto)
7 – Plano de tratamento para o risco:
* O número mostrado no “Grau do risco” é calculado com base nas informações escolhidas na probabilidade e impacto
7.1 – Selecionar a estratégia de tratamento (aceitar, avaliar necessidade ou criar plano de ação)
7.2 – Selecionar a frequência de monitoramento do risco (quinzenal, mensal ou trimestral)
7.3 – Selecionar a frequência de reavaliação do risco (quinzenal, mensal ou trimestral)
8 – Cálculo automático – os campos do “Plano de tratamento para o risco” são preenchidos automaticamente conforme o grau do risco, para alterar as informações colocar a opção como “não”.
9 – Selecionar “sim/não” para a necessidade de plano de mitigação (este campo é preenchido automaticamente de acordo com o grau do risco, para alterar seguir o passo 7).
9.1 – Incluir/Remover a ação de mitigação
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- Para incluir – escolha a ação de mitigação que será usada e clique no botão “gravar”
- Para remover – selecione a ação de mitigação que será removida e clique no botão “gravar”
- Para adicionar nova ação de mitigação – no menu:
- clique em “Página Inicial”
- no final da página acesse “Plano de Mitigação”
- clique em “+Novo”
- preencha as informações necessárias (nome da ação, responsável, situação, descrição e monitoramento) e clique em “gravar“
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10 – Incluir/Remover a ação de contingência
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- Para incluir – escolha as ações de contingência que serão usadas e clique no botão “gravar”
- Para remover – selecione as ações de contingência que serão removidas e clique no botão “gravar”
- Para adicionar nova ação de contingência – no menu:
- clique em “Página Inicial”
- no final da página acesse “Plano de Contingência”
- clique em “+Novo”
- preencha as informações necessárias e clique em “gravar“
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