ASPICE – Automotive Software Process Improvement and Capability Determination

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ASPICE – Automotive Software Process Improvement and Capability Determination é um modelo para avaliação de Processos de Software do setor automobilístico (Software relacionado ao Produto Automotivo ou Produtos com Software Embutido) .

Foi desenvolvido por representantes da indústria automobilística, tendo como principais referências:
  • ISO/IEC 33020:2015 Information technology — Process assessment — Process measurement framework for assessment of process capability
  • ISO/IEC 15504-5:2006 Information Technology – Process assessment – Part 5: An exemplar Process Assessment Model

Subir de Nível CMMI

ASPICE
No modelo ASPICE os processes estão agrupados em Categorias de Processo, que por sua vez estão divididos em Grupos de Processo de acordo com o tipo de atividades que contemplam.
Categorias de Process:
  • Primary Life Cycle Processes – Processos de Ciclo de Vida Primários
  • Organizational Life Cycle Processes – Processos de Ciclo de Vida Organizacionais
  • Supporting Life Cycle Processes – – Processos de Ciclo de Vida de Suporte

A categoria de Processos de Ciclo de Vida Primários consiste dos seguintes grupos:

  • Acquisition process group – Grupo de Processo de Aquisição
  • Supply process group – Grupo de Processo de Fornecimento
  • System Engineering process group – Grupo de Processo de Engenharia de Sistemas
  • Software Engineering process group – Grupo de Processo de Engenharia de Software

A categoria de Processos de Ciclo de Vida de Suporte consiste de processos que podems ser utilizados por qualquer dos outros processos nos diversos pontos do ciclo de vida:

 

  • Quality Assurance – Garantia da Qualidade
  • Verification – Verificação
  • Joint Review – Revisão aos Pares
  • Documentation – Documentação
  • Configuration Management – Gestão de Configuração
  • Problem Resolution Management – Gestão de Resolução de Problemas
  • Change Request Management – Gestão de Solicitação de Mudança

A categoria de Processos de Ciclo de Vida Organizacionais consiste de processos que desenvolvem ativos de processo, produto e recursos que, quando utilizados por projetos na organização, possibilitarão que ela alcance seus objetivos de negócio. Esta categoria consiste dos seguintes grupos:

  • Management process group – Grupo de Processo de Gestão
  • Process Improvement process group – Grupo de Processo de Melhoria de Processos
  • Reuse process group – Grupo de Processo de Reuso

 


Beneficios

ASPICE é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software para empresas da cadeia produtiva da indústria automobilística.
  • Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
  • É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas do setor automotivo.
  • Pode ser utilizado para atender aos novos requisitos da IATF 16949 referentes a Software relacionado ao Produto Automotivo ou Produtos com Software Embutido.
  • A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em  diferencial competitivo no mercado.


ASPICE com a ASR

A ASR atua na implementação e na avaliação ASPICE, contando com profissionais com larga experiência na implementação e avaliações de processos de software.

Consultoria

  • Diagnóstico de Gap Analysis;
  • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do ASPICE
  • Auditorias Organizacionais Independentes
  • Diagnóstico Pré-Appraisal
  • Laudos de avaliação de sistemas e produtos de software
  • Configuração e adequação de ferramentas de apoio

Certificação

  • Participação como ATM (Appraisal Team Member) no SCAMPI A
  • Contatos com CMMI Authorized Lead Appraisers.

Assessoria

  • Auditorias de PPQA
  • Auditorias Organizacionais Independentes
  • Coleta e análise de indicadores
  • Gestão da área da qualidade
  • Coleta e análise de indicadores;

Treinamento

  • Treinamentos abertos
  • Treinamentos in-company

Documentação

  • Portais corporativos e de processos
  • Politicas e diretrizes
  • Fluxos de processos e atividades
  • Procedimentos
  • Roteiros, guias e manuais
  • Modelos de documentos, check lists