ISO/IEC 20000-1:2020 – Sistema de Gestão de Serviços
Normas da família ISO 20000:
- NBR ISO/IEC 20000-1 – Requisitos do sistema de gestão de serviços
- NBR ISO/IEC 20000-2 – Guia de aplicação do sistema de gestão de serviços
- NBR ISO/IEC 20000-5 – Exemplo de um plano de implementação da ABNT NBR ISO/IEC 20000-1
Estrutura da ISO 20000-1:2011
- Escopo
- Referência Normativa
- Termos e definições
- Requisitos para o Sistema de Gestão de Serviços
- Desenho e transição de serviços
- Processos de fornecimento de serviços
- Processos de relacionamento
- Processos de resolução
- Processos de controle
Sistema de Gestão de Serviços
- Liderança
- Planejamento
- Apoio para o sistema de gestão de serviço
- Operação do sistema de gestão de serviço
- Avaliação de desempenho
- Melhoria
Benefícios
A ISO 20000 é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de gestão de serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em dezenas de países ao redor do mundo.
- É frequentemente utilizada como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
- A implementação possibilita maior visibilidade dos processos, papéis e responsabilidades de cada área da empresa.
- Certificação é considerada um importante diferencial competitivo no mercado.
ISO 20000 com a ASR
A ASR atua na implementação de Sistemas de Gestão de Serviços, aderente às norma ISO 20000 em organizações de todos os tipos e tamanhos.
Contamos com profissionais qualificados e com vasta experiência prática em empresas de diversos setores da economia como: software, eletroeletrônica, telecomunicações, química, mecânica e prestação de serviços.
Alguns serviços prestados pela ASR para implementação e certificação do SGS ISO 20000.

- Diagnósticos organizacionais
- Consultoria para Adequação aos Requisitos da Norma ISO/IEC 20 000

- Contatos com Organismos Certificadores Credenciados.
- Suporte na auditoria de Certificação

- Auditorias internas
- Coleta e análise de indicadores
- Gestão da área da qualidade

- Treinamentos abertos
- Treinamentos in-company

- Portais corporativos e de processos
- Politicas e diretrizes
- Fluxos de processos e atividades
- Procedimentos
- Roteiros, guias e manuais
- Modelos de documentos, check lists