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ISO/IEC 20000-1:2020 – Sistema de Gestão de Serviços


    O que é?

    A ISO/IEC 20 000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que tem como foco específico o gerenciamento de serviços de TI, estando alinhada com os processos e boas práticas definidos  no ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

    Normas da família ISO 20000:

    • NBR ISO/IEC 20000-1 – Requisitos do sistema de gestão de serviços
    • NBR ISO/IEC 20000-2 – Guia de aplicação do sistema de gestão de serviços
    • NBR ISO/IEC 20000-5 – Exemplo de um plano de implementação da ABNT NBR ISO/IEC 20000-1

    Estrutura da ISO 20000-1:2011

    • Escopo
    • Referência Normativa
    • Termos e definições
    • Requisitos para o Sistema de Gestão de Serviços
    • Desenho e transição de serviços
    • Processos de fornecimento de serviços
    • Processos de relacionamento
    • Processos de resolução
    • Processos de controle

    Sistema de Gestão de Serviços

    • Liderança
    • Planejamento
    • Apoio para o sistema de gestão de serviço
    • Operação do sistema de gestão de serviço

      • Planejamento e controle operacional
      • Portfólio de serviço
      • Entrega de serviço
      • Planejando os serviços
      • Controlando as partes envolvidas no ciclo de vida do serviço
      • Gerenciamento de catálogo de serviço
      • Gestão de ativo
      • Gerenciamento de configuração
      • Relacionamento e acordo
      • Gerenciamento de relacionamento com o negócio
      • Gerenciamento de nível de serviço
      • Gerenciamento de fornecedor
      • Oferta e procura
      • Orçamentação e contabilização de serviços

      • Gerenciamento de demanda
      • Gerenciamento de capacidade
      • Desenho, construção e transição de serviço
      • Gerenciamento de mudança
      • Desenho e transição de serviço
      • Gerenciamento de liberação e implantação
      • Resolução e cumprimento
      • Gerenciamento de incidente
      • Gerenciamento de requisição de serviço
      • Gerenciamento de problema
      • Garantia do serviço
      • Gerenciamento de disponibilidade de serviço
      • Gerenciamento de continuidade de serviço
      • Gerenciamento da segurança da informação

     

    • Avaliação de desempenho
    • Melhoria

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    Benefícios

    A ISO 20000 é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de gestão de serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em dezenas de países ao redor do mundo.

    • É frequentemente utilizada como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
    • A implementação possibilita maior visibilidade dos processos, papéis e responsabilidades de cada área da empresa.
    • Certificação é considerada um importante diferencial competitivo no mercado.


    ISO 20000 com a ASR

    A ASR atua na implementação de Sistemas de Gestão de Serviços, aderente às norma ISO 20000 em organizações de todos os tipos e tamanhos.
    Contamos com profissionais qualificados e com vasta experiência prática em empresas de diversos setores da economia como: software, eletroeletrônica, telecomunicações, química, mecânica e prestação de serviços.

    Alguns serviços prestados pela ASR para implementação e certificação do SGS ISO 20000.

    Consultoria

    • Diagnósticos organizacionais
    • Consultoria para Adequação aos Requisitos da Norma ISO/IEC 20 000

    Certificação

    • Contatos com Organismos Certificadores Credenciados.
    • Suporte na auditoria de Certificação

    Assessoria

    • Auditorias internas
    • Coleta e análise de indicadores
    • Gestão da área da qualidade

    Treinamento

    • Treinamentos abertos
    • Treinamentos in-company

     Documentação

    • Portais corporativos e de processos
    • Politicas e diretrizes
    • Fluxos de processos e atividades
    • Procedimentos
    • Roteiros, guias e manuais
    • Modelos de documentos, check lists

    Podemos te ajudar?