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CMMI – Capability Maturity Model Integration


    CMMI

    O que é?

    CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, utilizado para definição e implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software.

    Atualmente é gerenciado pelo CMMI Institute, adquirido em 2016 pela ISACA.

    Em sua versão atual são definidos três modelos:

    • CMMI for Development (CMMI-DEV): desenvolvimento de produtos e serviços.
    • CMMI for Services (CMMI-SVC): empresas prestadoras de serviços.
    • CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ): aquisição e terceirização de bens e serviços.

    Subir de Nível CMMI

    CMMI V2.0 – Níveis de Maturidade

    • Nível 5 (Em Otimização) – Estável e Flexível
    • Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente) – Medido e Controlado
    • Nível 3 (Definido) – Proativo, não reativo
    • Nível 2 (Gerenciado) – Gerenciado
    • Nível 1 (Inicial) – Imprevisível e Reativo


    CMMI V2.0 – Áreas de Prática

    ENQ – Ensuring Quality

    • RDD – Requirements Development & Management
    • PQA – Process Quality Assurance
    • VV – Verification & Validation
    • PR – Peer Reviews

    EDP – Engineering & Developing Products

    • TS – Technical Solution
    • PI – Product Integration

    DMS – Delivering & Managing Services

    • SDM – Service Delivery Management
    • SSM – Strategic Service Management

    SMS – Selecting & Managing Suppliers

    • SSS – Supplier Source Selection
    • SAM – Supplier Agreement Management

    PMW – Planning & Managing Work

    • EST – Estimating
    • PLAN – Planning
    • MC – Monitor & Control

    MBR – Managing Business Resilience

    • RSK – Risk & Opportunity Management
    • IRP – Incident Resolution & Prevention
    • CONT – Continuity

    MWF – Managing the Workforce

    • OT – Organizational Training

      SI – Supporting Implementation

      • CAR – Causal Analysis & Resolution
      • DAR – Decision Analysis & Resolution
      • CM – Configuration Management

      IMP – Improving Performance

      • PCM – Process Management
      • PAD – Process Asset Development
      • MPP – Managing Performance & Measurement

      SHP – Sustaining Habit & Persistence

      • GOV – Governance
      • II – Implementation Infrastructure

       


      Benefícios

      O CMMI é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software e serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em  dezenas de países ao redor do mundo.

      • Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
      • É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
      • Pode ser utilizado para atender aos novos requisitos da IATF 16949 referentes a Software relacionado ao Produto Automotivo ou Produtos com Software Embutido.

      • A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em  diferencial competitivo no mercado.


      CMMI com a ASR

      A ASR atua na implementação e na avaliação CMMI (CMMI-DEV, e CMMI-SVC), contando com profissionais com larga experiência na implementação do CMMI (níveis 2, 3, 4 e 5) e participação como ATM (Appraisal Team Members) em avaliações SCAMPI.

      Consultoria

      • Diagnóstico de Gap Analysis;
      • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI
      • Auditorias Organizacionais Independentes
      • Diagnóstico Pré-Appraisal
      • Configuração e adequação de ferramentas de apoio
      • Diagnóstico Pré-Avaliação;

      Certificação

      • Participação como ATM (Appraisal Team Member) no SCAMPI A
      • Contatos com CMMI Authorized Lead Appraisers.

      Assessoria

      • Auditorias de PPQA
      • Auditorias Organizacionais Independentes
      • Coleta e análise de indicadores
      • Gestão da área da qualidade
      • Coleta e análise de indicadores;

      Treinamento

      • Treinamentos abertos
      • Treinamentos in-company

      Documentação

      • Portais corporativos e de processos
      • Politicas e diretrizes
      • Fluxos de processos e atividades
      • Procedimentos
      • Roteiros, guias e manuais
      • Modelos de documentos, check lists

      Saiba como a ASR pode  auxiliar sua empresa em Implementação CMMI.

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