CMMI – Capability Maturity Model Integration
O que é?
CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, utilizado para definição e implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software.
Atualmente é gerenciado pelo CMMI Institute, adquirido em 2016 pela ISACA.
Em sua versão atual são definidos três modelos:
- CMMI for Development (CMMI-DEV): desenvolvimento de produtos e serviços.
- CMMI for Services (CMMI-SVC): empresas prestadoras de serviços.
- CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ): aquisição e terceirização de bens e serviços.

CMMI-DEV (CMMI for Development)
A representação por estágios é a mesma utilizada no SW-CMM. Define um caminho gradual e evolutivo para implementação de melhoria de processos, descrito em cinco níveis de maturidade:

- Nível 5 (Em Otimização)
Estável e Flexível
- Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente)
Medido e Controlado
- Nível 3 (Definido)
Proativo, não reativo
- Nível 2 (Gerenciado)
Gerenciado
- Nível 1 (Inicial)
Imprevisível e Reativo
Nível 2 (Gerenciado)
- Gerência de Requisitos (REQM – Requirements Management)
- Planejamento de Projeto (PP – Project Planning)
- Monitoramento e Controle de Projeto (PMC – Project Monitoring and Control)
- Gerência de Configuração (CM – Configuration Management )
- Garantia da Qualidade de Processo e Produto (PPQA – Process and Product Quality Assurance)
- Medição e Análise (MA – Measurement and Analysis)
- Gerência de Acordo com Fornecedor (SAM – Supplier Agreement Management)
Nível 3 (Definido)
- Definição do Processo Organizacional (OPD Organizational Process Definition)
- Foco no Processo Organizacional (OPF – Organizational Process Focus)
- Treinamento Organizacional (OT – Organizational Training)
- Gerência Integrada de Projeto (IPM – Integrated Project Management )
- Gestão de Riscos (RSKM – Risk Management)
- Análise de Decisão e Resolução (DAR – Decision Analysis and Resolution)
- Desenvolvimento de Requisitos (RD – Requirements Development)
- Verificação (VER – Verification)
- Validação (Validation)
- Solução Técnica (TS – Technical Solution)
- Integração de Produto (PI – Product Integration)
Nível 4 (Quantitativamente Gerenciado)
- Desempenho do Processo Organizacional (OPP – Organizational Process Performance)
- Gerência Quantitativa de Projeto (QPM)
Nível 5 (Em otimização)
- Análise Causal e Resolução (CAR – Causal Analysis and Resolution)
- Inovação e Melhoria Organizacional (OID – Organizational Innovation and Deployment)
CMMI-SVC (CMMI for Services)
- Requirements Management (REQM)
- Work Planning (WP)
- Work Monitoring and Control (WMC)
- Configuration Management (CM)
- Process and Product Quality Assurance (PPQA)
- Measurement and Analysis (MA)
- Supplier Agreement Management (SAM)
- Organizational Process Definition (OPD)
- Organizational Process Focus (OPF)
- Organizational Training (OT)
- Integrated Work Management (IWM)
- Risk Management (RSKM)
- Decision Analysis and Resolution (DAR)
- Capacity and Availability Management (CAM)
- Service Continuity (SCON)
- Service System Transition (SST)
- Service System Development (SSD)
- Strategic Service Management (STSM)
- Incident Resolution and Prevention (IRP)
Nível 4 (Quantitativamente Gerenciado)
- Organizational Process Performance (OPP)
- Quantitative Work Management (QWM)
Nível 5 (Em otimização)
- Causal Analysis and Resolution (CAR)
- Organizational Performance Management (OPM)
CMMI-ACQ (CMMI for Acquisition)
- Project Management
- Project Planning (PP)
- Project Monitoring and Control (PMC)
- Integrated Project Management (IPM)
- Risk Management (RSKM)
- Solicitation and Supplier Agreement Management (SSAD)
- Agreement Management (AM)
- Requirements Management (REQM)
- Acquisition Engineering
- Acquisition Requirements Development (ARD)
- Acquisition Technical Management (ATM)
- Acquisition Verification (AVER)
- Acquisition Validation (AVAL)
- Support
- Configuration Management (CM)
- Decision Analysis and Resolution (DAR)
- Measurement and Analysis (MA)
- Process and Product Quality Assurance (PPQA)
Benefícios
O CMMI é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software e serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em dezenas de países ao redor do mundo.
- Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
- É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
-
Pode ser utilizado para atender aos novos requisitos da IATF 16949 referentes a Software relacionado ao Produto Automotivo ou Produtos com Software Embutido.
- A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em diferencial competitivo no mercado.
CMMI com a ASR
A ASR atua na implementação e na avaliação CMMI (CMMI-DEV, e CMMI-SVC), contando com profissionais com larga experiência na implementação do CMMI (níveis 2, 3, 4 e 5) e participação como ATM (Appraisal Team Members) em avaliações SCAMPI.

- Diagnóstico de Gap Analysis;
- Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI
- Auditorias Organizacionais Independentes
- Diagnóstico Pré-Appraisal
- Configuração e adequação de ferramentas de apoio
- Diagnóstico Pré-Avaliação;
- Participação como ATM (Appraisal Team Member) no SCAMPI A
- Contatos com CMMI Authorized Lead Appraisers.
- Auditorias de PPQA
- Auditorias Organizacionais Independentes
- Coleta e análise de indicadores
- Gestão da área da qualidade
- Coleta e análise de indicadores;
- Treinamentos abertos
- Treinamentos in-company
- Portais corporativos e de processos
- Politicas e diretrizes
- Fluxos de processos e atividades
- Procedimentos
- Roteiros, guias e manuais
- Modelos de documentos, check lists
Saiba como a ASR pode auxiliar sua empresa em Implementação CMMI.
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