CMMI – Capability Maturity Model Integration

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    CMMI

     

    O que é?

    CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, utilizado para definição e implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software.

    Atualmente é gerenciado pelo CMMI Institute, adquirido em 2016 pela ISACA.

    Em sua versão atual (versão 1.3) são definidos três modelos:

    • CMMI for Development (CMMI-DEV): desenvolvimento de produtos e serviços.
    • CMMI for Services (CMMI-SVC): empresas prestadoras de serviços.
    • CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ): aquisição e terceirização de bens e serviços.

    Subir de Nível CMMI

    CMMI-DEV (CMMI for Development) v1.3

    A representação por estágios é a mesma utilizada no SW-CMM. Define um caminho gradual e evolutivo para implementação de melhoria de processos, descrito em cinco níveis de maturidade:

     

    • Nível 5 (Em Otimização)

    Estável e Flexível

    • Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente)

    Medido e Controlado

    • Nível 3 (Definido)

    Proativo, não reativo

    • Nível 2 (Gerenciado)

    Gerenciado

    • Nível 1 (Inicial)

    Imprevisível e Reativo

    Nível 2 (Gerenciado)

    • Gerência de Requisitos (REQM – Requirements Management)
    • Planejamento de Projeto  (PP – Project Planning)
    • Monitoramento e Controle de Projeto (PMC – Project Monitoring and Control)
    • Gerência de Configuração (CM – Configuration Management )
    •  Garantia da Qualidade de Processo e Produto (PPQA – Process and Product Quality Assurance)
    •  Medição e Análise (MA – Measurement and Analysis)
    • Gerência de Acordo com Fornecedor (SAM – Supplier Agreement Management)

    Nível 3 (Definido)

    • Definição do Processo Organizacional (OPD Organizational Process Definition)
    • Foco no Processo Organizacional (OPF – Organizational Process Focus)
    • Treinamento Organizacional  (OT – Organizational Training)
    • Gerência Integrada de Projeto (IPM – Integrated Project Management )
    • Gestão de Riscos (RSKM – Risk Management)
    • Análise de Decisão e Resolução (DAR – Decision Analysis and Resolution)
    • Desenvolvimento de Requisitos (RD – Requirements Development)
    • Verificação (VER – Verification)
    • Validação (Validation)
    • Solução Técnica (TS – Technical Solution)
    • Integração de Produto (PI – Product Integration)

    Nível 4 (Quantitativamente Gerenciado)

    • Desempenho do Processo Organizacional  (OPP – Organizational Process Performance)
    • Gerência Quantitativa de Projeto (QPM)

    Nível 5 (Em otimização)

    • Análise Causal e Resolução (CAR – Causal Analysis and Resolution)
    • Inovação e Melhoria Organizacional  (OID – Organizational Innovation and Deployment)


    CMMI-SVC (CMMI for Services) v1.3

    Nível 2 (Gerenciado)

    • Requirements Management (REQM)
    • Work Planning (WP)
    • Work Monitoring and Control (WMC)
    • Configuration Management (CM)
    • Process and Product Quality Assurance (PPQA)
    • Measurement and Analysis (MA)
    • Supplier Agreement Management (SAM)

    Nível 3 (Definido)

    • Organizational Process Definition (OPD)
    • Organizational Process Focus (OPF)
    • Organizational Training (OT)
    • Integrated Work Management (IWM)
    • Risk Management (RSKM)
    • Decision Analysis and Resolution (DAR)
    • Capacity and Availability Management (CAM)
    • Service Continuity (SCON)
    • Service System Transition (SST)
    • Service System Development (SSD)
    • Strategic Service Management (STSM)
    • Incident Resolution and Prevention (IRP)

    Nível 4 (Quantitativamente Gerenciado)

    • Organizational Process Performance (OPP)
    • Quantitative Work Management (QWM)

    Nível 5 (Em otimização)

    • Causal Analysis and Resolution (CAR)
    • Organizational Performance Management (OPM)


    CMMI-ACQ (CMMI for Acquisition) v1.3

    • Project Management
      • Project Planning (PP)
      • Project Monitoring and Control (PMC)
      • Integrated Project Management (IPM)
      • Risk Management (RSKM)
      • Solicitation and Supplier Agreement Management (SSAD)
      • Agreement Management (AM)
      • Requirements Management (REQM)
    • Acquisition Engineering
      • Acquisition Requirements Development (ARD)
      • Acquisition Technical Management (ATM)
      • Acquisition Verification (AVER)
      • Acquisition Validation (AVAL)
    • Support
      • Configuration Management (CM)
      • Decision Analysis and Resolution (DAR)
      • Measurement and Analysis (MA)
      • Process and Product Quality Assurance (PPQA)

    Benefícios

    O CMMI é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software e serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em  dezenas de países ao redor do mundo.

    • Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
    • É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
    • Pode ser utilizado para atender aos novos requisitos da IATF 16949 referentes a Software relacionado ao Produto Automotivo ou Produtos com Software Embutido.

    • A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em  diferencial competitivo no mercado.


    CMMI com a ASR

    A ASR atua na implementação e na avaliação CMMI (CMMI-DEV, e CMMI-SVC), contando com profissionais com larga experiência na implementação do CMMI (níveis 2, 3, 4 e 5) e participação como ATM (Appraisal Team Members) em avaliações SCAMPI.

    Consultoria

    • Diagnóstico de Gap Analysis;
    • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI
    • Auditorias Organizacionais Independentes
    • Diagnóstico Pré-Appraisal
    • Configuração e adequação de ferramentas de apoio
    • Diagnóstico Pré-Avaliação;

    Certificação

    • Participação como ATM (Appraisal Team Member) no SCAMPI A
    • Contatos com CMMI Authorized Lead Appraisers.

    Assessoria

    • Auditorias de PPQA
    • Auditorias Organizacionais Independentes
    • Coleta e análise de indicadores
    • Gestão da área da qualidade
    • Coleta e análise de indicadores;

    Treinamento

    • Treinamentos abertos
    • Treinamentos in-company

    Documentação

    • Portais corporativos e de processos
    • Politicas e diretrizes
    • Fluxos de processos e atividades
    • Procedimentos
    • Roteiros, guias e manuais
    • Modelos de documentos, check lists

    Saiba como a ASR pode  auxiliar sua empresa em Implementação CMMI.