CMMI – Capability Maturity Model Integration

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CMMI

 

CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, utilizado para definição e implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software.
Atualmente é gerenciado pelo CMMI Institute, adquirido em 2016 pela ISACA.

 

Em sua versão atual (versão 1.3) são definidos três modelos:

  • CMMI for Development (CMMI-DEV): desenvolvimento de produtos e serviços.
  • CMMI for Services (CMMI-SVC): empresas prestadoras de serviços.
  • CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ): aquisição e terceirização de bens e serviços.

Subir de Nível CMMI

CMMI-DEV (CMMI for Development) v1.3
A representação por estágios é a mesma utilizada no SW-CMM. Define um caminho gradual e evolutivo para implementação de melhoria de processos, descrito em cinco níveis de maturidade:

 

Níveis CMMI

  • Nível 5 (Em Otimização)

Estável e Flexível

  • Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente)

Medido e Controlado

  • Nível 3 (Definido)

Proativo, não reativo

  • Nível 2 (Gerenciado)

Gerenciado

  • Nível 1 (Inicial)

Imprevisível e Reativo

Nível 2 (Gerenciado)
  • Gerência de Requisitos (REQM – Requirements Management)
  • Planejamento de Projeto  (PP – Project Planning)
  • Monitoramento e Controle de Projeto (PMC – Project Monitoring and Control)
  • Gerência de Configuração (CM – Configuration Management )
  •  Garantia da Qualidade de Processo e Produto (PPQA – Process and Product Quality Assurance)
  •  Medição e Análise (MA – Measurement and Analysis)
  • Gerência de Acordo com Fornecedor (SAM – Supplier Agreement Management)

Nível 3 (Definido)
  • Definição do Processo Organizacional (OPD Organizational Process Definition)
  • Foco no Processo Organizacional (OPF – Organizational Process Focus)
  • Treinamento Organizacional  (OT – Organizational Training)
  • Gerência Integrada de Projeto (IPM – Integrated Project Management )
  • Gestão de Riscos (RSKM – Risk Management)
  • Análise de Decisão e Resolução (DAR – Decision Analysis and Resolution)
  • Desenvolvimento de Requisitos (RD – Requirements Development)
  • Verificação (VER – Verification)
  • Validação (Validation)
  • Solução Técnica (TS – Technical Solution)
  • Integração de Produto (PI – Product Integration)

Nível 4 (Quantitativamente Gerenciado)
  • Desempenho do Processo Organizacional  (OPP – Organizational Process Performance)
  • Gerência Quantitativa de Projeto (QPM)

Nível 5 (Em otimização)
  • Análise Causal e Resolução (CAR – Causal Analysis and Resolution)
  • Inovação e Melhoria Organizacional  (OID – Organizational Innovation and Deployment)


CMMI-SVC (CMMI for Services) v1.3

Nível 2 (Gerenciado)
  • Requirements Management (REQM)
  • Work Planning (WP)
  • Work Monitoring and Control (WMC)
  • Configuration Management (CM)
  • Process and Product Quality Assurance (PPQA)
  • Measurement and Analysis (MA)
  • Supplier Agreement Management (SAM)

Nível 3 (Definido)
  • Organizational Process Definition (OPD)
  • Organizational Process Focus (OPF)
  • Organizational Training (OT)
  • Integrated Work Management (IWM)
  • Risk Management (RSKM)
  • Decision Analysis and Resolution (DAR)
  • Capacity and Availability Management (CAM)
  • Service Continuity (SCON)
  • Service System Transition (SST)
  • Service System Development (SSD)
  • Strategic Service Management (STSM)
  • Incident Resolution and Prevention (IRP)

Nível 4 (Quantitativamente Gerenciado)
  • Organizational Process Performance (OPP)
  • Quantitative Work Management (QWM)

Nível 5 (Em otimização)
  • Causal Analysis and Resolution (CAR)
  • Organizational Performance Management (OPM)


CMMI-ACQ (CMMI for Acquisition) v1.3
  • Project Management
    • Project Planning (PP)
    • Project Monitoring and Control (PMC)
    • Integrated Project Management (IPM)
    • Risk Management (RSKM)
    • Solicitation and Supplier Agreement Management (SSAD)
    • Agreement Management (AM)
    • Requirements Management (REQM)
  • Acquisition Engineering
    • Acquisition Requirements Development (ARD)
    • Acquisition Technical Management (ATM)
    • Acquisition Verification (AVER)
    • Acquisition Validation (AVAL)
  • Support
    • Configuration Management (CM)
    • Decision Analysis and Resolution (DAR)
    • Measurement and Analysis (MA)
    • Process and Product Quality Assurance (PPQA)


Beneficios

O CMMI é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software e serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em  dezenas de países ao redor do mundo.
  • Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
  • É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
  • A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em  diferencial competitivo no mercado.

Auxilio CMMI

Benefícios CMMI


CMMI com a ASR

A ASR atua na implementação e na avaliação CMMI (CMMI-DEV, e CMMI-SVC), contando com profissionais com larga experiência na implementação do CMMI (níveis 2, 3, 4 e 5) e participação como ATM (Appraisal Team Members) em avaliações SCAMPI.

Consultoria

  • Diagnóstico de Gap Analysis;
  • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI
  • Auditorias Organizacionais Independentes
  • Diagnóstico Pré-Appraisal
  • Configuração e adequação de ferramentas de apoio
  • Diagnóstico Pré-Avaliação;

Certificação

  • Participação como ATM (Appraisal Team Member) no SCAMPI A
  • Contatos com CMMI Authorized Lead Appraisers.

Assessoria

  • Auditorias de PPQA
  • Auditorias Organizacionais Independentes
  • Coleta e análise de indicadores
  • Gestão da área da qualidade
  • Coleta e análise de indicadores;

Treinamento

  • Treinamentos abertos
  • Treinamentos in-company

Documentação

  • Portais corporativos e de processos
  • Politicas e diretrizes
  • Fluxos de processos e atividades
  • Procedimentos
  • Roteiros, guias e manuais
  • Modelos de documentos, check lists