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MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro)

 


    O que é?

    O MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) é um programa criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras.

    Inicialmente foi desenvolvido o Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional.

    Já foram realizadas mais de 700 avaliações oficiais MPS.BR em todo território nacional.


    MPS.BR – Níveis de Maturidade

    Níveis MPS.BR


    MPS-SW – MPS de Software

    • Nível G (Parcialmente Gerenciado)
      • Gerência de Projetos
      • Engenharia de Requisitos
    • Nível F (Gerenciados)
      • Gerência de Configuração
      • Medição
      • Aquisição
      • Gerência de Processos
      • Gerência Organizacional
    • Nível E (Parcialmente Definido)
      • Gerência de Recursos Humanos – GRH
      • Gerência de Processos (evolução)
      • Gerência Organizacional (evolução)
    • Nível D (Definido)
      • Gerência de Projetos (evolução)
      • Engenharia de Requisitos (evolução)
      • Projeto e Construção do Produto
      • Integração do Produto
      • Verificação e Validação

    • Nível C (Totalmente Definido)
      • Gerência de Decisões
      • Medição (evolução)
      • Aquisição (evolução)
      • Gerência Organizacional (evolução)
    • Nível B (Gerenciado Quantitativamente)
      • Gerência de Projetos (evolução)
      • Medição (evolução)
      • Aquisição (evolução)
      • Gerência de Processos (evolução)
      • Gerência Organizacional (evolução)
    • Nível A (Em Otimização)
      • Gerência de Projetos (evolução)
      • Medição (evolução)


            MPS-SV – MPS de Serviços

            Para atender ao setor prestador de serviços de TI, a Softex criou, em 2012, o modelo MPS para Serviços (MPS-SV), a partir de padrões internacionais de qualidade e de necessidades de negócio da indústria nacional.

            • Nível G (Parcialmente Gerenciado)
              • Gerência da Operação do Serviços – GOS
              • Atendimento e Solução
              • Gerência de Nível de Serviços
            • Nível F (Gerenciados)
              • Atendimento e Solução (evolução)
              • Gerência Organizacional de Serviços
              • Gerência de Configuração de Serviços
              • Gerência de Processos
              • Medição
              • Gerência de Fornecedores
            • Nível E (Parcialmente Definido)
              • Gerência da Operação do Serviços (evolução)
              • Gerência de Capacitação
              • Gerência Organizacional de Serviços (evolução)
              • Gerência de Processos (evolução)
              • Gerência do Ciclo de Vida de Serviço

            • Nível D (Definido)
              • Oferta e Demanda
              • Gerência de Nível de Serviços (evolução)
              • Gerência de Configuração de Serviço (evolução)
              • Gerência Organizacional de Serviços (evolução)
              • Gerência do Ciclo de Vida de Serviço (evolução)
            • Nível C (Totalmente Definido)
              • Continuidade, Disponibilidade e Segurança
              • Gerência do Ciclo de Vida de Serviço (evolução)
              • Gerência Organizacional de Serviços (evolução)
              • Medição (evolução)
            • Nível B (Gerenciado Quantitativamente)
              • Gerência da Operação do Serviços (evolução)
              • Gerência Organizacional de Serviços (evolução)
              • Medição (evolução)
              • Gerência de Fornecedores (evolução)
              • Gerência de Processos (evolução)
            • Nível A (Em Otimização)
              • Gerência da Operação do Serviços (evolução)
              • Medição (evolução)


              MPS-RH – MPS de Gestão de Pessoas

              Em 2015 foi publicado o modelo MPS de Gestão de Pessoas (MPS-RH) com o objetivo de oferecer às empresas de TIC orientações para a implementação gradativa de práticas de gestão de RH, de forma a selecionar, desenvolver e reter talentos humanos necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais.

              • Nível G (Parcialmente Gerenciado)
                • Gerência de Pessoas – GPE
                • Gerência de Recursos – GRC
              • Nível F (Gerenciado)
                • Reconhecimento – REC
                • Gerência de Pessoas – GPE (evolução)
                • Capacitação e Desenvolvimento – CDV
              • Nível E (Parcialmente Definido)
                • Desenvolvimento de Grupos de Trabalho – DGT
                • Planejamento da Força de Trabalho – PFT
                • Análise de Competências – ACP

              • Nível D (Largamente Definido)
                • Práticas Baseadas em Competências – PBC
                • Desenvolvimento de Competências – DVC
              • Nível C (Definido)
                • Desenvolvimento de Carreira – DCA
                • Mentoring – MEN
              • Nível B (Gerenciado Quantitativamente)
                • Integração de Competências e Grupos de Trabalho Habilitados – ICG
                • Gerência Quantitativa de Desempenho – GQD
                • Gerência da Capacidade Organizacional – GCP
              • Nível A (Em Otimização)
                • Melhoria Contínua da Capacidade – MCC
                • Alinhamento do Desempenho Organizacional – ADO
                • Inovação Contínua da Força de Trabalho – ICF


              Benefícios

              O MPS.BR é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software e serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em  centenas de empresas do Brasil

              • Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
              • É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
              • A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em  diferencial competitivo no mercado.


              MPS.BR com a ASR

              A ASR atua na implementação e na avaliação MPS-BR (MPS-SW, MPS-SV e MPS-RH). A ASR é credenciada pela Softex como Instituição Implementadora (II-MPS.BR) e Instituição Avaliadora (IA-MPS.BR) com mais de 100 implementações e avaliações em diversas cidades do território nacional. Alguns serviços prestados pela ASR para implementação e avaliação do MPS.BR (MPS-SW, MPS-SV e MPS-RH).

              Consultoria

              • Diagnóstico de Gap Analysis;
              • Diagnóstico Pré-Avaliação;
              • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do MPS.BR.

              Certificação

              • Avaliações Oficiais MPS.BR;
              • Contatos com outras Instituições Avaliadoras MPS.BR.

              Assessoria

              • Auditorias de processos;
              • Coleta e análise de indicadores;
              • Documentação de processos;
              • Gestão da área da qualidade.

              Treinamento

              • Treinamentos abertos
              • Treinamentos in-company

              Documentação

              • Portais corporativos e de processos
              • Politicas e diretrizes
              • Fluxos de processos e atividades
              • Procedimentos
              • Roteiros, guias e manuais
              • Modelos de documentos, check lists

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