ISO/IEC 20000 tem como foco específico o gerenciamento de serviços de TI.

Slider

A ISO/IEC 20 000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que tem como foco específico o gerenciamento de serviços de TI, estando alinhada com os processos e boas práticas definidos  no ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Normas da família ISO 20000:

  • NBR ISO/IEC 20000-1 – Requisitos do sistema de gestão de serviços
  • NBR ISO/IEC 20000-2 – Guia de aplicação do sistema de gestão de serviços
  • NBR ISO/IEC 20000-5 – Exemplo de um plano de implementação da ABNT NBR ISO/IEC 20000-1

Estrutura da ISO 20000-1:2011

  • Escopo
  • Referência Normativa
  • Termos e definições
  • Requisitos para o Sistema de Gestão de Serviços
  • Desenho e transição de serviços
  • Processos de fornecimento de serviços
  • Processos de relacionamento
  • Processos de resolução
  • Processos de controle

Beneficios

O CMMI é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software e serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em  dezenas de países ao redor do mundo.
  • Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
  • É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
  • A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em  diferencial competitivo no mercado.

Consultoria ISO/IEC 20000

Benefícios ISO/IEC 20000


ISO 20000 com a ASR

A ASR atua na implementação de Sistemas de Gestão de Serviços, aderente às norma  ISO 20000 em organizações de todos os tipos e tamanhos.
Contamos com profissionais qualificados e com vasta experiência prática em empresas de diversos setores da economia como: software, eletroeletrônica, telecomunicações, química, mecânica e prestação de serviços.

Alguns serviços prestados pela ASR para implementação e certificação do SGS ISO 20000.

Consultoria

  • Diagnósticos organizacionais
  • Consultoria para Adequação aos Requisitos da Norma ISO/IEC 20 000

 Certificação

  • Contatos com Organismos Certificadores Credenciados.
  • Suporte na auditoria de Certificação

Assessoria

  • Auditorias internas
  • Coleta e análise de indicadores
  • Gestão da área da qualidade

  Treinamento

  • Treinamentos abertos
  • Treinamentos in-company

 Documentação

  • Portais corporativos e de processos
  • Politicas e diretrizes
  • Fluxos de processos e atividades
  • Procedimentos
  • Roteiros, guias e manuais
  • Modelos de documentos, check lists