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Chatbots são para todas as verticais, defende especialista

Fonte: Computer World, Donald Reis

 

O uso de chatbots é uma das tendências mais comentadas do mercado de tecnologia atual. Não por menos: setores como o varejo e financeiro já estão utilizando essas ferramentas para automatizar e agilizar o atendimento a clientes.

Mas as verticais de aplicação são ainda maiores, e a entrada dos chatbots em novos mercados promete alavancar ainda mais a tecnologia. De acordo com o Gartner, os robôs de atendimento se tornarão a “cara da inteligência artificial”, transformando a forma como apps são desenvolvidos.

Até 2021, mais de 50% das empresas gastarão boa parte de seus orçamentos em bots para automatizar processos, reduzindo custos e redirecionando a força de trabalho humana para trabalhos mais estratégicos.

Como estas ferramentas podem melhorar negócios de todas as áreas? Aqui vão alguns exemplos:

 

Atendimento a clientes e consumidores

Este é o uso mais comum dos chatbots. Eles podem ser o atendente 24 horas da empresa, respondendo e fazendo perguntas ao cliente, e com isso coletando dados sobre as dúvidas do consumidor. No varejo, podem atender a questões de pós-venda (devolução de produtos, reclamações, sugestões, comentários, por exemplo), o que pode ser aplicado a outros setores, como bancos, planos de saúde e outros.

Dependendo da configuração e da integração da plataforma com outros sistemas da empresa, o grau de informação dado pelos bots pode ser bastante aprofundado. Por isso, a escolha da solução e do fornecedor pode fazer toda a diferença.

 

Recrutamento e seleção

Em vez de usar equipes de RH – internas ou terceirizadas – em processos iniciais de seleção em sua empresa, chatbots podem fazer este trabalho. Assistentes inteligentes podem realizar os primeiros contatos com candidatos, aplicando testes, avaliando-os e passando para as fases seguintes.

Com isso, as empresas ganham em agilidade e precisão na seleção inicial para suas vagas, podendo atender um maior número de candidatos em menos tempo.

 

Atração de clientes

Chatbots podem ser um diferencial no relacionamento de sua marca com os clientes. Crie assistentes virtuais para conversar com o público-alvo, seja quando acessarem uma landing page em seu site ou quando visitarem sua página no Facebook. Além disso, você pode usar a ferramenta para coletar mais informações sobre o público interessado, melhorando ainda mais a sua estratégia de comunicação.

Com a abordagem correta, é possível conquistar seu cliente através de mensagens via chatbot, estabelecendo uma ótima primeira impressão de sua marca.

Estes usos para os chatbots são apenas o começo. Por ser uma tecnologia ainda recente, novos usos para estes assistentes estão sendo desenvolvidos a todo momento, aliados a constantes inovações em analytics e inteligência artificial. Entretanto, com tecnologias como o Intelichat, já é possível implementar usos extremamente vantajosos destes bots para seu negócio. O importante é não perder a oportunidade.

*Donald Reis é diretor da Intelichat e da Qualitor

Categorias: Notícias

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