A auditoria interna periódica é uma atividade obrigatória para qualquer empresa que possua um sistema de gestão implementado. Seja ele um Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001), um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (ISO 27001), um Sistema de Gestão de Serviços (ISO 20000-1), Sistema de Gestão Ambiental (ISO14001) ou um Sistema de Gestão Integrado (vários sistemas de gestão agrupados em um único) todos devem passar pelo processo de auditoria interna periodicamente.
Mas afinal, o que é uma auditoria? Segundo definição da ABNT NBR ISO 19011:2018 – Diretrizes para Auditoria Interna de Sistemas de Gestão, uma auditoria é um “processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos”. Trazendo para o contexto dos sistemas de gestão e seus requisitos, a auditoria interna é um processo planejado e sistêmico, que tem como principal objetivo avaliar e prover informações a respeito do funcionamento do sistema de gestão, apontando as conformidades, não conformidades e oportunidades de melhoria. As auditorias podem ser realizadas por colaboradores capacitados da própria empresa ou por empresa terceira contratada. Além de possibilitar maior isenção e independência em relação à estrutura e processos organizacionais, um das principais vantagens da terceirização é a visão de boas práticas de mercado que o auditor externo pode trazer para a empresa auditada.
A auditoria interna é um requisito obrigatório em qualquer norma ISO de sistemas de gestão. Isso significa que para sua implementação, funcionamento e certificação é obrigatório que as organizações planejem e executem auditorias internas periódicas.
Queixas e reclamações são muito frequentes pois para muitos, a auditoria interna é apenas uma obrigatoriedade que não agrega, mas sim desperdiça tempo e atrapalha os colaboradores no desempenho de suas atividades e que é feita apenas com o objetivo de garantir a sua certificação e/ou manter o certificado obtido. Também é muito comum a correria desvairada para “esconder a sujeira debaixo do tapete” às vésperas da realização de auditorias internas.
E é essa visão deturpada que muitas organizações têm a respeito da auditoria interna, enxergando-a apenas como mera burocracia, que não permite que seu real papel seja desempenhado e que sejam colhidos os benefícios provenientes da prática.
A auditoria interna é sim um requisito obrigatório para os sistemas de gestão por um simples motivo: é através dela que as empresas conseguem enxergar, em totalidade, o funcionamento do sistema de gestão, suas falhas, riscos e oportunidades para sua melhoria. Não é raro que alguns processos que foram definidos de uma forma muito detalhada e “burocrática” durante a implementação do Sistema de Gestão se mostrem ineficazes na prática e precisem ser revisados e melhorados.
Partindo desse princípio, podemos entender a auditoria interna como uma importante ferramenta que auxilia as organizações a avaliar a eficácia e a promover a melhoria contínua de seu sistema de gestão, melhoria essa que reflete diretamente e diariamente nas atividades operacionais, na qualidade de seus produtos e serviços, na segurança de suas informações e no desempenho organizacional como um todo.
Quando o objetivo da auditoria interna passa a ser entendimento em sua essência, as organizações passam a compreender a importância da prática para seu sistema de gestão. E essa maior compreensão possibilita um melhor funcionamento desse sistema e de sua integração com toda a organização e seus processos.
Essa visão “positiva” da execução da auditoria interna e do próprio sistema de gestão como um todo deve ser transmitida e cultivada em toda a organização. Todos os colaboradores devem estar em sintonia com essa visão para que o sistema de gestão alcance seus objetivos, se torne mais robusto e seja capaz de contribuir cada vez mais com a melhoria e perenidade da organização.
Essa virada de chave é essencial para que as organizações consigam trabalhar seu sistema de gestão de maneira eficaz, aprimorar seus processos e para que seus benefícios da implementação possam ser colhidos.
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