fbpx

O Abril Verde é um movimento que visa promover e conscientizar empresas, governo e sociedade a respeito da importância da promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho e das inciativas voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Além dos temas já conhecidos e bastante abordados como prevenção de acidentes, utilização de EPIs e cuidados diversos com a saúde é importante também o reconhecimento e abordagem de temas correlacionados as questões de saúde e segurança ocupacional (SSO) e que agregam ainda mais valor a causa e suas práticas, como é o caso do ESG.

O ESG é uma sigla do inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). No contexto corporativo o ESG pode ser definido como uma abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável das organizações, onde questões ambientais, sociais e de governança são integradas a geração de valor e incorporadas a cultura organizacional e a estratégia empresarial, tornando-se parte integrante e fundamental no processo de tomada de decisão.

Essa abordagem traz consigo diversos conceitos, práticas e padrões que podem ser implementados em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. A seleção das práticas a serem implementadas é realizada a partir e uma análise do contexto e dos objetivos organizacionais e das necessidades e expectativas de outros agentes envolvidos ou influenciados pelas atividades do negócio.

Podemos entender então que o ESG e suas práticas dentro do ambiente corporativo têm como objetivo proporcionar às empresas a sustentabilidade de seus negócios e seu bom relacionamento com toda a sociedade e meio ambiente, através do equilíbrio entre lucratividade e responsabilidade.

Uma empresa sustentável se preocupa com o impacto de suas atividades e trabalha para potencializar aqueles considerados positivos e eliminar ou ao menos diminuir aqueles considerados negativos.  Tais impactos podem atingir tanto agentes externos a organização e suas atividades quanto agentes internos e é nesse ponto que podemos estabelecer uma relação interessante entre o ESG e as questões de SSO.

Ao falarmos em agentes internos à organização estamos falando de seus colaboradores. Os profissionais contratados para o desempenho das atividades de uma organização têm impacto direto sobre seus resultados, mas também são impactados diretamente pelas consequências do desempenho dessas atividades e do ambiente em que estão trabalhando.

Empresas que adotam as práticas de ESG devem ter um olhar bastante crítico e voltado as necessidades dos agentes internos, seus colaboradores.  E uma delas com certeza é a necessidades de se trabalhar em atividades e ambientes saudáveis e seguros.  Ou seja, os programas de ESG das empresas devem abordar e priorizar também as questões voltadas a saúde e segurança ocupacional.

As questões de SSO estão relacionadas diretamente ao pilar S (Social). Através de práticas como a implementação de programas de conscientização e incentivo aos cuidados com a saúde física e mental, de uma gestão de perigos e riscos ocupacionais ou até mesmo da implementação da norma ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) as organizações buscam a melhoria e promoção dos cuidados com seus colaboradores e o seu bem-estar.

Pensando agora um pouco fora da caixa e indo além do pilar social, ao trabalhar com as questões de SSO as empresas conseguem abranger e ter influência direta e indireta sob outros aspectos relacionados aos demais pilares do ESG. Por exemplo, ao minimizar ou eliminar o uso de substâncias nocivas ao ser humano e ao meio ambiente a sua empresa contribui para a saúde e bem-estar de seus colaboradores e também com questões relacionadas à responsabilidade ambiental e ao pilar E (Environmental – Ambiental) . Por outro lado, ao implementar políticas e um processo de gestão de riscos de SSO sua empresa demostra preocupação com os colaboradores e também seu compromisso com uma gestão responsável relacionada ao pilar G (Governance – Governança).

Portanto, trata-se de um trabalho integrado, onde todas as ações tomadas têm influência em todos os aspectos e princípios do ESG resultando em uma empresa muito bem estruturada e consciente de seu papel, de seus objetivos e responsabilidades, e que visa contribuir com o todo e não somente lucrar em cima de tudo e todos.


Quer aprimorar a saúde e segurança ocupacional na sua empresa e implementar práticas que estejam em conformidade com a abordagem ESG?

Fale com nossos especialistas, a ASR está pronta para te ajudar!
Telefone/WhatsApp: (11) 99982 – 4118
e-mail: contatos@asrconsultoria.com.br


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Podemos te ajudar?