fbpx

CMMI – Capability Maturity Model Integration


    CMMI

    O que é?

    CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, utilizado para definição e implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software.

    Atualmente é gerenciado pelo CMMI Institute, adquirido em 2016 pela ISACA.

    Em sua versão atual são definidos três modelos:

    • CMMI for Development (CMMI-DEV): desenvolvimento de produtos e serviços.
    • CMMI for Services (CMMI-SVC): empresas prestadoras de serviços.
    • CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ): aquisição e terceirização de bens e serviços.

    Subir de Nível CMMI

    CMMI V2.0 – Níveis de Maturidade

    • Nível 5 (Em Otimização) – Estável e Flexível
    • Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente) – Medido e Controlado
    • Nível 3 (Definido) – Proativo, não reativo
    • Nível 2 (Gerenciado) – Gerenciado
    • Nível 1 (Inicial) – Imprevisível e Reativo


    CMMI V2.0 – Áreas de Prática

    ENQ – Ensuring Quality

    • RDD – Requirements Development & Management
    • PQA – Process Quality Assurance
    • VV – Verification & Validation
    • PR – Peer Reviews

    EDP – Engineering & Developing Products

    • TS – Technical Solution
    • PI – Product Integration

    DMS – Delivering & Managing Services

    • SDM – Service Delivery Management
    • SSM – Strategic Service Management

    SMS – Selecting & Managing Suppliers

    • SSS – Supplier Source Selection
    • SAM – Supplier Agreement Management

    PMW – Planning & Managing Work

    • EST – Estimating
    • PLAN – Planning
    • MC – Monitor & Control

    MBR – Managing Business Resilience

    • RSK – Risk & Opportunity Management
    • IRP – Incident Resolution & Prevention
    • CONT – Continuity

    MWF – Managing the Workforce

    • OT – Organizational Training

      SI – Supporting Implementation

      • CAR – Causal Analysis & Resolution
      • DAR – Decision Analysis & Resolution
      • CM – Configuration Management

      IMP – Improving Performance

      • PCM – Process Management
      • PAD – Process Asset Development
      • MPP – Managing Performance & Measurement

      SHP – Sustaining Habit & Persistence

      • GOV – Governance
      • II – Implementation Infrastructure

       


      Benefícios

      O CMMI é uma das principais referências para implementação de melhorias de processos de desenvolvimento de software e serviços de TI, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos de atuação, em  dezenas de países ao redor do mundo.

      • Os modelos de maturidade estabelecem um caminho (roadmap) evolutivo e gradual para a implementação de melhorias de processo, facilitando sua institucionalização nas organizações.
      • É frequentemente utilizado como critério de seleção e qualificação de fornecedores por grandes empresas públicas e privadas.
      • Pode ser utilizado para atender aos novos requisitos da IATF 16949 referentes a Software relacionado ao Produto Automotivo ou Produtos com Software Embutido.

      • A implementação de práticas do modelo possibilita o aumento da maturidade de processos da organização, constituindo-se em  diferencial competitivo no mercado.


      CMMI com a ASR

      A ASR atua na implementação e na avaliação CMMI (CMMI-DEV, e CMMI-SVC), contando com profissionais com larga experiência na implementação do CMMI (níveis 2, 3, 4 e 5) e participação como ATM (Appraisal Team Members) em avaliações SCAMPI.

      Consultoria

      • Diagnóstico de Gap Analysis;
      • Consultoria para implementação de processos e adequação aos requisitos do CMMI
      • Auditorias Organizacionais Independentes
      • Diagnóstico Pré-Appraisal
      • Configuração e adequação de ferramentas de apoio
      • Diagnóstico Pré-Avaliação;

      Certificação

      • Participação como ATM (Appraisal Team Member) no SCAMPI A
      • Contatos com CMMI Authorized Lead Appraisers.

      Assessoria

      • Auditorias de PPQA
      • Auditorias Organizacionais Independentes
      • Coleta e análise de indicadores
      • Gestão da área da qualidade
      • Coleta e análise de indicadores;

      Treinamento

      • Treinamentos abertos
      • Treinamentos in-company

      Documentação

      • Portais corporativos e de processos
      • Politicas e diretrizes
      • Fluxos de processos e atividades
      • Procedimentos
      • Roteiros, guias e manuais
      • Modelos de documentos, check lists

      Saiba como a ASR pode  auxiliar sua empresa em Implementação CMMI.

      Acesso visitante

      Podemos te ajudar?
      ASR Consultoria
      Privacy Overview

      This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.