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No último dia 28, celebramos o Dia internacional de Proteção de Dados Pessoais. A data em questão surgiu no ano de 2006 com o intuito de incentivar a conscientização e reforçar a importância das políticas e ações voltadas a segurança e privacidade de dados pessoais.

No Brasil o assunto é regulamentado através da Lei n° 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, conhecida pela sigla LGPD e é fiscalizado através da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD.

Quando ouvimos falar em LGPD a primeira coisa que vem à cabeça é a aplicação de multas àqueles que não estão adequados aos requisitos da lei, porém essa visão pode ser considerada superficial. É claro que as multas assustam e que ninguém quer desembolsar altas quantias para pagá-las, mas estar em conformidade com a LGPD vai muito além disso.

Primeiramente, estar em conformidade com a legislação vigente no país é um princípio básico e primordial a todas as organizações. Isso é fato e indiscutível.

Segundo, a LGPD interfere diretamente na reputação da sua empresa perante o mercado. Implementar e adotar uma cultura voltada a proteção dos dados pessoais demonstra o comprometimento e responsabilidade da organização para com todos os envolvidos em sua cadeia, o que torna a empresa mais confiável aos olhos do mercado, ou seja, o reflexo é positivo e gera retorno como possibilidade de investimentos e novos negócios e atração de uma gama maior de clientes.

Outro ponto importante é pensar na LGPD como uma peça importante dentro de uma cultura e agenda ESG. O pilar “G – Governança Corporativa” trata exatamente de ações relacionadas a administração das organizações de forma saudável e com responsabilidade. Quer maior responsabilidade do que trabalhar com dados pessoais e garantir a sua total privacidade e segurança?

Depois de saber de tudo isso você deve estar pensando: “Por aqui já está tudo certo, já implementei a LGPD e vida que segue, só esperar para colher os respectivos frutos”. Nada disso. O trabalho com a LGPD deve ser contínuo, tanto para seu aperfeiçoamento quanto para a divulgação do tema e tratativas relacionadas. Ter um profissional capacitado para executar a gestão das atividades relacionadas a proteção de dados pessoais, a comunicação com o órgão fiscalizador e a disseminação de uma cultura relacionada ao tema é extremamente necessário e somente assim os resultados esperados poderão ser alcançados.

Acho que deu para ter uma ideia da importância da LGPD para o meio corporativo e para o desenvolvimento e permanência das organizações no mercado, não é mesmo? Empresas que enxergam a LGPD e a sua adequação somente como mais uma obrigatoriedade legal e um meio para fugir das multas devem rever o seu conceito e pensar na LGPD também como uma ferramenta estratégica de Governança Corporativa.

 

Quer saber mais sobre a LGPD?

Entre em contato através do telefone (11) 99982-4118.

Categorias: ArtigosLGPD

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