Fonte: Baguete

3 Razões Pelas Quais Você Precisa do Software de Gerenciamento de Desempenho Corporativo

Depois que a UPMC Insurance colocou o software de Gerenciamento Corporativo (chamado de Corporate Performance Management – CPM) em ação, eles economizaram mais de 1000 horas em seus processos de orçamentos e relatórios.

Gerenciamento de Desempenho tem o poder de alterar drasticamente a produtividade, coesão e a percepção do seu time de Finanças, mas como você saberá se a sua organização irá se adequar?

Neste artigo, iremos definir ambos, Gerenciamento de Desempenho e Corporativo, além de examinar as três razões pelas quais sua empresa se beneficiaria do software CPM.

Definindo Gerenciamento de Desempenho

Antes de mergulharmos nos valores do software de Gerenciamento de Desempenho Corporativo, é importante definirmos e diferenciarmos os diferentes tipos de ferramentas em Gerenciamento de Desempenho.

Em termos gerais, Gerenciamento de Desempenho é o processo que garante que os recursos de sua empresa sejam usados para buscar suas metas e objetivos organizacional.

Uma rápida pesquisa no Google revela que o “Gerenciamento de Desempenho” também pode ser usado para se referir a desenvolvimento de funcionários. Assim sendo, é importante diferenciar os aspectos “humanos” (com base no RH) e “corporativos” (liderados pelas finanças e executivos de nível C) da Gestão de Desempenho.

Para o propósito deste blog, Gerenciamento de Desempenho irá se referir a um conjunto de “processos analíticos que possibilita o gerenciamento do desempenho de uma organização atingir um ou mais objetivos pré-selecionados”. Discutiremos o lado “corporativo” do Gerenciamento de Desempenho, o qual está relacionado amplamente à inteligência de negócios.

Há muitas ferramentas disponíveis que tem sido projetada com essa orientação especifica em mente – ferramentas como o Gerenciamento de Performance Corporativa, inteligência de negócios, gerenciamento de empreendimentos corporativos, e muito mais.

Aplicando o Gerenciamento de Desempenho Corporativo

O Gartner, uma das principais empresas de análise do setor B2B, define Gerenciamento de Desempenho Corporativo como:

CPM é um termo amplo no qual se descreve metodologias, métricas, processos e sistemas usados para monitorar e gerenciar o desempenho dos negócios de uma empresa. Aplicações possibilitam que o CPM traduza informações estrategicamente focadas em planos operacionais e envie resultados agregados. Essas aplicações também são integradas em diversos elementos do ciclo de planejamento e controle, ou direcionam BAM ou otimizam as necessidades de relacionamento com o cliente.

O CPM deve ser suportado por um conjunto de aplicativos analíticos que forneçam funcionalidade para sustentar estes processos, metodologias e métricas.

Nós podemos restringir ainda mais esta definição focando nas capacidades mais comuns do software de Gerenciamento de Desempenho Corporativo:

  • Usado para gerenciar negócios
  • Controlado pelo departamento financeiro
  • Automatiza processos repetitivos
  • Processo colaborativo que envolve várias pessoas
  • Analisa e registra o passado e ajuda a prever o futuro
  • Analítico, e não transacional

Agora que já definimos Gerenciamento de Desempenho Corporativo, iremos descrever os diversos benefícios que pode oferecer a sua empresa, incluindo:

  • Melhora o fluxo de trabalho
  • Cálculos simplificados
  • Análise de dados abrangentes

Melhora o Fluxo de Trabalho

Na maioria das empresas, Gerenciamento de Desempenho envolve várias pessoas – de executivos nível C á administradores.  Embora nem todos estejam envolvidos de forma ativa no processo de Gerenciamento de Desempenho, muitos funcionários ainda precisam acessar e revisar relatórios.

Isso torna o fluxo de trabalho um dos recursos mais atraentes do software de Gerenciamento de Desempenho Corporativo. Exemplos de fluxo de trabalho incluem:

  • Planos de marketing são inseridos e aprovados antes dos usuários começarem a inserir as previsões de vendas
  • Dados de operações diárias são programados para serem importados de um ERP durante a noite para o relatório de dados automaticamente distribuídos por e-mail
  • No processo mensal de consolidação financeira, os gerentes são solicitados a aprovarem os ajustes feitos nos dados financeiros

O software CPM também pode automatizar processos financeiros vinculados indiretamente ao fluxo de trabalho, incluindo:

  • Notificações automáticas aos usuários lembrando-os dos prazos
  • Processos de agendamento executados em horários pré-estabelecidos (por exemplo  durante a noite) ou após a conclusão de eventos casuais (ou seja, após taxas de faturamento serem atualizadas)
  • Solicitações aos usuários para aprovar dados que foram inseridos ou importados
  • Distribuição de relatórios usando e-mail ou publicando no SharePoint da Microsoft
  • Providenciar aos usuários o acesso a modelos pré-definidos para o registro de dados
  • Cálculos de desempenho como alocações e conversão de moedas
  • Importação de dados de fontes externas

Cálculos Simplificados  

A perspectiva natural do software CPM indica que ele requer mais cálculos do que aplicações de business intelligence, o qual pode ser limitado em sua visão de dados.

O software de Gerenciamento de Desempenho Corporativo combina cálculos no estilo planilha com base de dados da OLAP (Online Analytical Processing – Processo analítico online) para uma combinação de dados simplificados.

Aqueles que já estão familiarizados com o Excel podem usar o software de Gerenciamento de Desempenho Corporativo para adicionar taxas e outras métricas estatísticas a fim de reportar usando cálculos no estilo planilha. De fato, o software CPM pode transpor dados entre Excel e o software para que todos os possíveis cálculos no Excel sejam incorporados a um modelo de negócios.

As ferramentas de Gerenciamento de Desempenho também são capazes de executar cálculos em grande escala dentro de um modelo incluindo:

  • Cálculos da “primeira fase” de um plano, copiando dados passados de despesas e aumentando-os através de um fator de inflação
  • Alocação de custos para atividades, produtos, e/ou clientes com a finalidade de realizar análises de rentabilidade
  • Realização de análise de cenários, ajustando facilmente os dados em diversos cenários
  • Modelagem de crescimento a cálculos de inflação
  • Colocando em fase os dados anuais ao longo dos meses
  • Bloqueio de dados reais do passado e realocar custos para os meses restantes
  • Calcular o orçamento de cima a baixo com base nos dados reais do ano anterior e alocar os números ajustados aos departamentos individuais

Ao contrário de outras ferramentas de Gerenciamento de Desempenho, a implementação de cálculos no software CPM não requer customização ou amplo conhecimento de tipos de linguagem. A interface é feita para ser fácil de usar e para atender as necessidades dos profissionais de finanças.

Análise abrangente de dados

Um dos principais benefícios do software CPM é o nível de detalhes que ele oferece em relação a análise de dados. Com uma visão mais aprimorada, você estará melhor equipado para demonstrar os valores dos dados financeiros para o seu departamento, os executivos de níveis C e além.

Muitos vendedores de CPM oferecem também painéis de controle, os quais podem ajudar a exibir seus dados de uma maneira mais visual – proporcionando uma visão geral do desempenho de sua empresa.

Você sabia? Atualmente, apenas um terço das empresas usam os dados para identificar novas oportunidades de negócios, prever e tomar decisões. A análise abrangente de dados proporcionará a sua empresa uma vantagem competitiva, permitindo que você use seus dados para tomar decisões estratégicas mais fundamentadas.

Análise aprofundada de dados irá permitir que você:

  • Detalhar os dados com base no que está sendo visualizado
  • Trocar linhas e colunas
  • Acessar um botão de “recall” para retornar aos dados visualizados anteriormente
  • Selecione as contas, períodos e entidades organizacionais que deseja visualizar
  • Salvar visualização de dados para uma análise posterior
  • Acesso integrado a ferramentas de análise estruturadas
  • Visualização de dados usando tabelas e gráficos

Conclusão

Se você está lutando para gerenciar o seu fluxo de trabalho, executar cálculos em grande escala, e obter conhecimento de sua análise de dados, então a ferramenta de Gerenciamento de Desempenho será um excelente benefício para a sua empresa. Neste artigo, abordamos as três razões pelas quais você deve escolher o software de Gerenciamento de Desempenho Corporativo para suas necessidades de gerenciamento de desempenho.

Para relembrar, aqui está o que o software CPM pode oferecer a você:

  • Melhor compreensão das operações de negócios
  • Automação de processos repetitivos e criar fluxos de trabalho abrangentes
  • Criar painéis de controle que forneçam visões abrangentes e de fácil entendimento sobre o desempenho de sua empresa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>