fbpx

A governança corporativa tem sido alvo de grandes discussões nos últimos tempos no meio corporativo, com escândalos envolvendo grandes empresas em função da falta de transparência e falhas graves na prestação de contas.

Muito se tem falado a respeito da sua importância, do quão fundamental é a adoção de práticas de governança e o estabelecimento de uma cultura organizacional. Ainda vale a pena ressaltar que a Governança é um dos pilares do ESG (Environmental, Social and Governance), cujas práticas têm sido adotadas por um número cada vez maior de empresas; no mundo.

Primeiramente, vamos entender o que é a Governança Corporativa. Segundo definição do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa):“ Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. ”Com base em 4 princípios fundamentais (Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa) a Governança Corporativa tem como objetivo garantir um crescimento e desenvolvimento sustentável a organização.

A aplicação de boas práticas de Governança Corporativa resulta na maturidade e solidez da empresa. Quanto maior o empenho e ações a fim de proporcionar um crescimento responsável e saudável para a organização, maior é a confiabilidade que ela transmite ao mercado, investidores, clientes e colaboradores, o que resulta em uma maior quantidade de vendas de produtos e serviços, novas oportunidades de negócio e investimentos, retenção de talentos, fidelização de parceiros.

Toda a cadeia de valor é beneficiada quando as empresas acreditam, incentivam e implementam uma cultura baseada nas boas práticas de Governança Corporativa.

Vale lembrar que as práticas de Governança Corporativa podem ser adotadas por todas as empresas, independente do tamanho e segmento pois tais práticas são adaptáveis ao contexto em que a organização está inserida, bem como seus valores e objetivos.

Quer transformar a sua empresa e garantir o seu espaço no mercado? Aposte em uma estrutura sólida de Governança Corporativa!

Quer saber mais? Entre em contato com a ASR (11) 99982-4118.

Categorias: ArtigosESG

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Podemos te ajudar?