fbpx

A busca por mecanismos capazes de agregar valor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do negócio tem se tornado cada vez mais assídua dentro das organizações. Um dos temas que tem pautado a discussões a respeito da sustentabilidade do negócio é a Gestão do Conhecimento.

Todos concordamos com a famosa frase “Conhecimento é poder”. Então, partindo desse princípio, entendemos que o conhecimento de uma organização é o seu ativo mais valioso e saber geri-lo e utilizá-lo em prol do alcance de seus  objetivos e metas é  fundamental para um desenvolvimento e crescimento sustentável e consolidação da marca no mercado.

Mas afinal o que é a Gestão do Conhecimento?

A Gestão do Conhecimento é um conjunto de práticas e ferramentas que são aplicadas com o intuito de identificar, criar, capturar, armazenar, compartilhar e utilizar o conhecimento pertencente a uma organização e seus colaboradores a fim de gerar valor, novas oportunidades de crescimento e pautar a tomada de decisão.

Benefícios da Gestão do Conhecimento para as organizações:

  • Padronização e melhoria contínua dos processos e fluxos de trabalho;
  • Tomada de decisão assertiva;
  • Maior capacidade de reter e desenvolver talentos;
  • Maior capacidade de inovação;
  • Maior agilidade e capacidade de reagir a mudanças e intercorrências;


Práticas para a Gestão do Conhecimento:

Segundo a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – existem algumas práticas a serem adotadas que contribuem para uma gestão do conhecimento efetiva, dentre elas destacam-se:

  • Disponibilizar um portal de conhecimento;
  •  Ter um repositório para armazenar as lições aprendidas;
  • Promover a melhoria continua da gestão do conhecimento;
  •  Pensar em espaços focados em experiências para inspirar pessoas.


Vale acrescentar ainda é necessário que seja estabelecida uma cultura de valorização e promoção do conhecimento, onde o engajamento de todos é crucial. O incentivo a participação e a troca de experiências é peça-chave para que o sistema dê certo e para que se possa enxergar seus benefícios.

Quando uma organização entende o papel fundamental da Gestão do Conhecimento e a utiliza como ferramenta estratégica para a tomada de decisão ela eleva o seu grau de competitividade e é capaz de trilhar um caminho saudável em busca de sua solidificação no mercado.



Conheça o Portal de Gestão do Conhecimento da ASR e entenda como ele pode contribuir para a Gestão do Conhecimento da sua empresa!

Entre em contato com a gente e saiba mais: (11) 99982-4118 ou através do e-mail contatos@asrconsultoria.com.br

Categorias: Artigos

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Podemos te ajudar?