fbpx

Anualmente, no dia 28 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o tema escolhido pela OIT (Organização Internacional do trabalho) para ser abordado no ano de 2023 é “um ambiente de trabalho seguro e saudável” como princípio fundamental e direito no trabalho.


Mas qual a origem dessa data?

Em 28 de abril de 1969 uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virgínia matou 78 mineiros e o caso trouxe à tona discussões a respeito das condições de trabalho e o cuidado e prevenção a acidentes durante a execução das atividades laborais.

Em 2003, em memória às vítimas desse terrível incidente e de tantos outros que ocorrem diariamente no ambiente laboral, a OIT instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O intuito da data é chamar a atenção para a importância de um ambiente de trabalho seguro e com condições adequadas e lembrar que lutar e promover isso é responsabilidades de todos.


No ano de 2022 a temática “um ambiente seguro e saudável” entrou para o quadro da OIT de Princípios e Direitos Fundamentais reforçando ainda mais a importância das ações em prol da segurança e saúde no trabalho e o compromisso de todos.


Segurança e Saúde no Trabalho e a ISO 45001

A ISO 45001, lançada em 2018, é uma norma internacional que contempla os requisitos necessários para a   implementação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.

Aplicável a todas as empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação, a ISO 45001 é uma substituta para a OHSAS 18001 e visa auxiliar as organizações, sejam elas públicas ou privadas, a oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, reduzindo acidentes, afastamentos e mortes ocasionadas no ambiente de trabalho e melhorar as condições de trabalho e o bem-estar de seus colaboradores durante desempenho de suas atividades.

É também alinhada a outras normas ISO como a ISO 9001 e ISO 14001, fato esse que possibilita e facilita a implementação um Sistema de Gestão Integrado.



A abordagem de Segurança e Saúde no Trabalho é uma temática tão necessária e importante que foi incorporada inclusive aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), propostos pela ONU em 2015.

O objetivo 8, Trabalho decente e crescimento econômico, aborda a temática no item 8.8 proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários”.

Isso reforça a Segurança e Saúde no Trabalho como item fundamental tanto para a garantia dos direitos dos colaboradores quanto para promover o crescimento das organizações, fazendo parte assim das iniciativas voltadas ao ESG e a sustentabilidade e do negócio.


Entre em contato com a ASR e saiba como implementar a ISO45001 na sua empresa!

e-mail: contatos@asrconsultoria.com.br
telefone/ WhatsApp (11) 99982-4118.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Podemos te ajudar?