fbpx

Direitos Humanos é uma pauta de grande relevância e que causa grandes discussões em todo o mundo. Mas afinal, o que são os tão falados direitos humanos e do que se trata a famosa Declaração Universal dos Direitos Humanos?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento elaborado por representantes de diversos povos e regiões e promulgado em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Nele estão agrupados 30 itens considerados direitos básicos universais para a garantir o respeito e a dignidade de cada ser humano, independentemente de raça, cor, sexo, etnia, religião ou qualquer outra condição.  

Seu conteúdo tem como base as premissas do direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à educação e à moradia e pressupõe a participação de todos os indivíduos e órgãos da sociedade no processo de garantir, proteger e respeitar os direitos estabelecidos, em comum acordo, no documento.


O papel das empresas na proteção aos direitos humanos e sua relação com a agenda ESG

Direitos Humanos é uma pauta que tem se tornado cada vez mais presente no meio corporativo. Mas você já parou para pensar no papel das empresas na proteção dos direitos humanos e qual a relação da temática com a agenda ESG?

Para se ter uma ideia da importância da temática para o meio corporativo, em 2011 a ONU lançou os “Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos” e em 2018 entrou em vigor o Decreto 9.571/2018 “Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos”. Ambos os documentos reforçam a responsabilidade e necessidade de constante engajamento das organizações na temática dos direitos humanos, desmitificando assim, a ideia de que o Estado é o único órgão responsável por atender os princípios fundamentai estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Tamanha ênfase é dada a relação entre empresas e direitos humanos devido ao fato de as empresas serem órgãos com grande participação e influencia em toda a sociedade, tendo então papel fundamental na proteção e respeito aos direitos humanos.

Dessa forma, entendemos que as empresas devem ter com alicerce de sua estrutura, governança e operações os direitos humanos, garantindo que nenhuma de suas atividades violem tais direitos, e para além disso, contribuir com a disseminação do conhecimento e informação a respeito do assunto.

Partindo desse ponto, conseguimos estabelecer uma ligação direta entre os direitos humanos e a agenda ESG. Olhando o ESG como um conjunto de princípios que demonstram a responsabilidade e comprometimento das organizações com o todo, indo muito além do pensamento em lucratividade a qualquer custo, podemos dizer que o ESG tem como um de seus fundamentos o respeito e garantia aos direitos humanos.

Conseguimos enxergar essa relação mais facilmente quando olhamos mais a fundo o pilar S (Social – Responsabilidade Social). Muitas são as temáticas presentes nesse pilar que estão estritamente ligadas aos direitos humanos, como por exemplo:

  • Direitos do trabalhador
  • Promoção a saúde e segurança
  • Promoção a diversidade e combate à discriminação
  • Combate ao trabalho forçado

Ampliando um pouco mais nossa percepção podemos enxergar também os diretos humanos nos demais pilares, corroborando assim com a ideia da temática como um dos fundamentos da agenda. Não existe o conceito de respeito ao indivíduo sem se respeitar também o meio onde ele habita e seu relacionamento com a natureza e outras especies, ou seja, sem dar atenção as questões ambientais presentes no pilar E (Environment – Meio Ambiente).  Do mesmo modo, não existe uma estrutura sólida de governança corporativa, pilar G (Governance – Governança Corporativa), sem se tomar como base os direitos humanos. As temáticas estão interligadas e se relacionam.

Não existe ESG sem uma estrutura baseada nos princípios fundamentais dos direitos humanos.  Pensar no todo é também pensar e respeitar o individual.


Quer implementar um programa de ESG na sua empresa, a ASR pode te ajudar!
Entre em contato com a gente!

(11) 99982 – 4118
contatos@asrconsultoria.com.br


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Podemos te ajudar?
ASR Consultoria
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.