fbpx

Pense em uma viagem. Você entra em seu carro, com um destino definido. O caminho que está percorrendo rumo ao seu destino de viagem é tão importante quanto à chegada em si, não é mesmo? Saber a direção que se está seguindo, o quão próximo ou distante se está quando se pega uma rua ou rodovia, quando se vira para a direita ou esquerda é essencial para garantir a sua chegada ao destino pretendido.

Trazendo essa analogia para o mundo corporativo, para o dia-a-dia das organizações, podemos associar o destino final aos objetivos traçados por uma organização, onde ela quer chegar com o seu negócio. O caminho a ser percorrido são as ações realizadas no intuito de possibilitar o alcance desses objetivos. Mas como as organizações sabem se estão na direção certa, se tais ações estão deixando próximas ou distantes de alcançar os objetivos pretendidos? Aí entram os famosos Indicadores de Desempenho.

Os Indicadores de Desempenho (no inglês KPI – Key Performance Indicator) são métricas essenciais que auxiliam no monitoramento do desempenho de uma organização e de seus processos em relação ao alcance de seus objetivos. Através deles a organização consegue enxergar o caminho que está percorrendo. São por assim dizer, o GPS da organização.

Seus dados servem como instrumento direcionador e apoio para a tomada de decisão, sendo assim essencial para uma gestão eficaz do negócio.

Como dizia William Edwards Deming, “pai da qualidade”: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

Seu negócio só consegue ter uma base sólida e voltada para alcance de objetivos se você mede e monitora seus esforços, a eficácia de suas ações e seus resultados.

Tudo bem, já entendemos a importância dos Indicadores de Desempenho. Agora você deve estar se perguntando: como eu faço para estabelecer indicadores para a minha organização e para os meus processos, certo?

Muitas dúvidas aparecem a partir do momento em que tomamos consciência da importância e relevância dos Indicadores de Desempenho e decidimos incorporá-los em nossa organização. Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para auxiliar a sua empresa nesse processo:

1 – Conheça muito bem o seu negócio e tenha objetivos definidos.
Conheça a sua estrutura, seus produtos/ serviços, seus processos e tenha bem definidos os objetivos da organização.

2 – Forme uma equipe multidisciplinar.
Obtenha o comprometimento da liderança, dos gestores das áreas e do pessoal operacional. Eles serão capazes de lhe apoiar no entendimento de cada processo.

3 – Defina o que é importante e relevante para o seu negócio.
Aquilo que impacta diretamente em seus produtos/serviços, em seus resultados e no alcance de seus objetivos e que deve ser monitorado.

4 – Estabeleça os indicadores.
Defina o que será medido e monitorado, deixando bem claro para cada indicador o seu objetivo, forma de registro, periodicidade, forma e responsável pela consolidação e análise dos dados, tudo o que for necessário para que se tenha um processo coerente e que resulte em informações reais; afinal, a partir desses dados decisões e ações estratégicas serão tomadas.

5 – Acompanhe o processo antes de estabelecer metas.
Acompanhe os resultados de cada processo vinculado a um indicador, análise os dados coletados.

6 – Estabeleça metas factíveis e compatíveis com seus objetivos.
Após a coleta e análise de dados, estabeleça metas que sejam possíveis de serem alcançadas, sejam compatíveis com os objetivos organizacionais e contribuam para alcançá-los.

7 – Monitore periodicamente.
Monitore periodicamente os resultados de cada indicador, entenda onde existem desvios, pontos de melhoria e revise suas metas sempre que necessário, objetivando a evolução e melhoria continua da sua organização.

Vale ressaltar que os indicadores de desempenho não devem ser vistos como mera burocracia e serem feitos apenas para cumprir requisitos normativos e garantir certificações. Os indicadores de desempenho são ferramentas poderosíssimas para melhoria contínua de seus processos, alcance de seus objetivos e evolução da sua organização. Quem não sabe o caminho que está percorrendo nunca vai chegar onde deseja estar.


Quer saber mais sobre indicadores de desempenho?

Precisa de apoio para implementar normas ISO e estabelecer indicadores compatíveis com os requisitos e necessidades da sua organização?

Entre em contato com a ASR, a gente pode te ajudar!
(11) 99982 – 4118
contatos@asrconsultoria.com.br


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Podemos te ajudar?